GABARITO: LETRA D
→ conforme a LOAS (8742/93), os princípios são SURID:
A) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
B) Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
C) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
D) Submissão do atendimento das necessidades sociais às exigências de rentabilidade econômica. → o correto seria: Supremacia do atendimento das necessidades sociais às exigências de rentabilidade econômica.
E) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão pede a alternativa que não corresponde a um princípio da PNAS. Veja que não adianta sabermos somente o macete: SURID, mas devemos saber o significado de cada letrinha que compõe o lembrete.
A alternativa D fala em submissão do atendimento das necessidades sociais às exigências de rentabilidade econômica. Na verdade, não há submissão, mas SUPREMACIA do atendimento das necessidades sociais às exigências de rentabilidade econômica. Ou seja, são as necessidades sociais que determinam a lógica da política de assistência, e não a questão econômica.
Gabarito: letra D