Não sabia desse feito , pensava que era a CDU.
Enunciado da questão se refere a CDD. Questão passível de anulação.
Classificação Decimal de Dewey, a CDD, foi
adaptada pelo Instituto Internacional de Bibliografia em 1895 para compilação do repertório bibliográfico universal, que se baseou no trabalho de Dewey e desenvolveu um sistema conhecido como Classificação de Bruxellas, hoje chamado de CDU.
I - Também não foi o primeiro a empregar números decimais em bibliotecas. Lacroix du Maine já os utilizava em 1583, na organização da biblioteca de Henrique II, rei da França. Em 1856 Nathaniel Shurfleff publicou A decimal system for arrangement and administration of libraries, mas ainda sugerindo uma ordenação decimal de estantes, mantendo os livros em localização fixa.
II - Aos 22 anos (1973) apresentou à diretória da biblioteca do Amherst College um plano para sua reorganização, especialmente no tocante à reorganização dos livros nas estantes, segundo um esquema de classificação por ele imaginado, que passou a ser aplicado na biblioteca a partir de 1873.
III - Dewey estudou as classificações do conhecimento feitas por Aristóteles, Bacon, Locke e outros filósofos e confessou ter sofrido influência das classificações de Natale Battezzati (Nuovo sistema de catalogo bibliografico generale) e Jacob Schawrtz, mas certamente deve ter tomado conhecimento da classificação eleborada por Willian Torrey Harris para o catálogo da Saint Louis Public School Library, pois suas classes principais são visivelmente semelhantes às de Harris. Harris utilizou uma inversão do sistema de Francis Bacon, filósofo ingles, apresentada no Advanced of Learning, em 1605.
IV - Em 1876, aos 25 anos de idade, Dewey publicou anonimamente A classification and subjetc index for cataloguing and arranging the books and pamphlets of a library.
V - O célebre título Decimal Classification and relative index só surgiu na 2º edição, publicada em 1885, trazendo então o nome de seu autor.
No fim do século, Dewey autorizou o Instituto Internacional de Bibliografia a expandir o seu sistema que resultou na Classificação Decimal Universal.
PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.