SóProvas


ID
3082720
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Os estados e municípios brasileiros podem estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo. De acordo com a lei que trata sobre o parcelamento do solo urbano, 

Alternativas
Comentários
  • lei 6.766

    art. 2 § 1o - Considera-se LOTEAMENTO a subdivisão de gleba em

    lotes destinados a edificação, COM ABERTURA DE NOVAS

    VIAS de circulação, de logradouros públicos ou

    prolongamento, modificação ou ampliação das vias

    existentes.

    § 2o- considera-se DESMEMBRAMENTO a subdivisão de gleba

    em lotes destinados a edificação, COM APROVEITAMENTO DO

    SISTEMA VIÁRIO EXISTENTE, desde que não implique na

    abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no

    prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

  • § 6o A infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de: (Incluído pela Lei no 9.785, de 1999)

    I - vias de circulação; (Incluído pela Lei no 9.785, de 1999)

    II - escoamento das águas pluviais; (Incluído pela Lei no 9.785, de 1999)

    III - rede para o abastecimento de água potável; e (Incluído pela Lei no 9.785, de 1999)

    IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar. (Incluído pela Lei no 9.785, de 1999)

  • A) Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação desde que não se permita o prolongamento ou a ampliação das vias existentes.

    Errada - art. 2, § 1 Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

    B) considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com o aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos.

    Correta - art. 2, § 2 Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

    C) no parcelamento de zonas habitacionais de interesse social, a infraestrutura básica deve consistir, no mínimo, de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, rede para o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário

    Errada - art. 2, § 6 A infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de:                  

    I - vias de circulação;            

    II - escoamento das águas pluviais;       

    III - rede para o abastecimento de água potável; e               

    IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.   

    Nas ZHIS não haverá iluminação pública e nem energia pública, diferente da infraestrutura básica dos lotes, vide art. 2º, § 5.

    D) O parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações é permitido desde que posteriormente sejam tomadas as providências para assegurar o escoamento.

    Errada - Não será permitido o parcelamento do solo:

    I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

    E) O projeto de desmembramento, quando aprovado, deverá ser submetido ao registro imobiliário dentro de 90 dias, sob pena de caducidade da aprovação

    .

    Errada - Art. 18. Aprovado o projeto de loteamento ou de desmembramento, o loteador deverá submetê-lo ao registro imobiliário dentro de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducidade da aprovação, acompanhado dos seguintes documentos (...)

    Todos os artigos constam na Lei 6.766/79.

  • Gab. B

    a) considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação desde que não se permita o prolongamento ou a ampliação das vias existentes.

    O desmembramento que não permite prolongamento ou ampliação

    b) considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com o aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos. ✅ 

    c) no parcelamento de zonas habitacionais de interesse social, a infraestrutura básica deve consistir, no mínimo, de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, rede para o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário

    Nas ZHIS não tem previsão de iluminação pública, e nem de esgotamento sanitária, e sim SOLUÇÕES para o esgotamento sanitário.

    (ZHIS):                 

    I - vias de circulação;      

    II - escoamento das águas pluviais;          

    III - rede para o abastecimento de água potável; e                 

    IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.          

    d) o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações é permitido desde que posteriormente sejam tomadas as providências para assegurar o escoamento.

    antes 

    e) o projeto de desmembramento, quando aprovado, deverá ser submetido ao registro imobiliário dentro de 90 dias❌, sob pena de caducidade da aprovação.

    180 dias