Essa questão trata da classificação por natureza da receita. Aqui está ela e sua codificação:
Fonte: MTO 2021.
Pois bem...
Em seu primeiro nível, a categoria econômica, as receitas são classificadas em receitas correntes e receitas de capital. No segundo nível, temos as
origens das receitas correntes e as origens das receitas de capital. De acordo com o MTO 2021, “a origem é o detalhamento das categorias econômicas Receitas Correntes e Receitas de Capital, com vistas a identificar a
procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos.".
Perceba que a questão pede para assinalar a alternativa incorreta acerca das
origens da receita corrente. Nesse sentido, em primeiro lugar, é interessante sempre ter este quadro em mente:
Fonte: MCASP 8ª edição.
Agora vamos encontrar a alternativa errada acerca das origens da receita corrente:
A) Correta. Uma das origens que compõem a receita corrente é a origem “Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria".
B) Correta. De acordo com o MTO 2021, receitas agropecuárias são justamente “receitas de atividades de exploração ordenada dos recursos naturais vegetais em ambiente natural e protegido".
C) Errada. Percebeu que só com o quadro acima você já respondia a questão? Bastava saber que a origem “operações de crédito" é uma origem da receita de capital, e não da receita corrente. Embora a definição de receitas de operações de crédito esteja correta, conforme o MTO 2021, essa não é uma origem da receita corrente. Por isso, é o nosso gabarito!
D) Correta. Confira o que diz o MTO 2021: “Receita de Serviços: decorrem da prestação de serviços por parte do ente público, tais como comércio, transporte, comunicação, serviços hospitalares, armazenagem, serviços recreativos, culturais, etc. Tais serviços são remunerados mediante preço público, também chamado de tarifa.".
E) Correta. Novamente de acordo com o MTO 2021: “Receita Industrial: são provenientes de atividades industriais exercidas pelo ente público, tais como a extração e o beneficiamento de matérias-primas, a produção e a comercialização de bens relacionados às indústrias mecânica, química e de transformação em geral.".