GABARITO: LETRA C
A) reconhecer que a prática interdisciplinar depende da postura individual assumida pelo profissional no cotidiano do trabalho, não sofrendo, deste modo, influência decorrente das fragilidades institucionais e pouco conhecimento teórico acerca da interdisciplinaridade. → incorreto, visto que toda prática, seja ela interdisciplinar ou não, sofre influência decorrente das fragilidades institucionais.
B) estar atento ao surgimento de possibilidades de atuação interdisciplinar, contribuindo com reciprocidade nos diálogos e vivências, com vistas à modificação de práticas que já não apresentam a mesma efetividade diante das constantes mudanças do cenário social e de saúde, sem que, para isso, seja indispensável observar a necessidade e demanda concreta do usuário do serviço. → incorreto, com vistas a uma prática conjunta, a junção dos mais diversos campos dos saberes possível.
C) compreender que a centralidade da interdisciplinaridade está na articulação de distintos saberes e campos do conhecimento, construção de possibilidades de tratamento de forma conjunta e que considere as especificidades dos usuários e a dinâmica da realidade em que este esteja inserido, evitando o estabelecimento de relações de poder e atribuições de maior importância a uma categoria profissional em detrimento de outra.
D) exemplificar, quando estiver na condição de supervisor de estágios de graduação em Serviço Social nos serviços públicos de saúde, a prática interdisciplinar, mesmo não sendo necessário ao Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecer vinculações entre a formação profissional e suas diretrizes, bem como com a integração entre as categorias profissionais que possibilite efetivar a integralidade no cuidado. → incorreto, é necessário também ao SUS o estabelecimento de vínculos referente à formação profissional e as diretrizes condutoras da prática profissional.
E) posicionar-se de modo independente da equipe que compõe já que, possui como prerrogativa, sua formação generalista que o possibilita realizar um apanhado em diversos campos do saber, tais como, a Antropologia, Psicologia e Sociologia, recorrendo aos demais profissionais somente quando lhe falte algum aprofundamento ou precise respeitar limites impostos pelo fazer privativo de outras categoriais profissionais. → incorreto, o Assistente Social não tem uma formação generalista.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺