GABARITO: LETRA A
A) as denominadas políticas de conciliação entre família e trabalho, que visam implementar ações e políticas que minorem a tensão entre as demandas do trabalho e as responsabilidades familiares enfrentadas, principalmente, pelas mulheres, se constituem em necessidade crescente, ao ser considerada a inclusão da mulher no mercado de trabalho.
B) não há possibilidade de relacionar ou estabelecer vínculos entre as políticas de seguridade social (saúde, assistência e previdência), trabalho familiar, políticas de conciliação entre trabalho e responsabilidades familiares e a condição da mulher na família e na sociedade, principalmente, em condições de pobreza, quando o objetivo é formular e implementar políticas públicas, voltadas para a família. → incorreto, visto que há a possibilidade e também algo que deve ser feito, deve ser estabelecido.
C) o assistente social deve se deter ao atendimento da família de modo a satisfazer suas necessidades imediatas, não se fazendo necessário entender de que modo, caso tais ocorrências existam, a falta de empregabilidade dos jovens da família, a idade avançada dos idosos de um dado núcleo familiar e a flexibilização das relações de trabalho poderão impactar no cotidiano familiar e nas relações estabelecidas entre seus membros. → incorreto, visto que não devemos nos satisfazer com o imediatismo, devemos ir além disso.
D) o Estado, quanto mais se retrai no atendimento às necessidades da população e garantia de direitos, cria, paradoxalmente, maiores possibilidades de proteção à população e suas famílias ao favorecer novas relações entre os beneficiários dos programas ou serviços sociais e o que estes oferecem, a exemplo do Bolsa Família e do Melhor em Casa, reduzindo assim as ocorrências em que surgem o desamparo social, a exclusão e falta de renda, decorrente do alto índice de desemprego. → incorreto, a retração por parte do Estado causa menores possibilidades e aumenta o número de famílias desamparadas em condição de vulnerabilidade social.
E) a inserção dos membros da família em postos de trabalho, principalmente os homens, deve se constituir como principal estratégia de valorização, aumento da renda, emancipação e autonomia dos membros de um mesmo grupo familiar, já que se pode contar com a mulher como aquela que, natural e culturalmente, poderá ficar em casa cuidando das crianças, dos idosos e demais afazeres domésticos, garantidores da manutenção da força de trabalho masculina, provedora de recursos e necessidades do lar. → incorreto, alternativa apresenta uma visão de cunho conservadorista, uma visão ultrapassada.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺