GABARITO: LETRA C
A) os CAPS compõem uma política de reorientação da atenção em saúde mental, com abrangência nacional, sem possuir vinculação com os governos estaduais e municipais. → incorreto, visto que é uma política de abrangência em todos níveis, vinculando todas esferas de governo.
B) os novos serviços de atenção à saúde mental buscam integrar a cidadania e a valorização da participação da família no tratamento, sem que, para tal, se torne necessário promover o processo de desmistificação da loucura junto à comunidade. → é um processo que deve sim ser realizado, visto que está vinculado a uma esfera de preconceitos e conservadorismo.
C) a tendência da nova visão acerca da saúde mental prima pelo entendimento da pessoa, em sua totalidade, como um ser que sofre, passa por transformações, nem sempre livres de traumas, decorrentes do luto, carência afetiva, doenças, dentre outros motivos, que levem o indivíduo a requerer ajuda, podendo esta última, encontrar-se na criação e fortalecimento de vínculos entre aquele que apresenta o sofrimento psíquico, a sua família e a comunidade em que se encontra inserido.
D) o novo modelo de atenção à saúde mental defende que à medida que a família assume o cuidado com o seu familiar, que apresenta sofrimento psíquico, as crises que venham a ocorrer já poderão ser contornadas pela própria família e respectiva comunidade, sem requerer o apoio e atendimento por parte dos serviços de saúde. → os serviços de saúde, sempre que necessários, devem ser consultados como uma forma de apoio e direcionamento.
E) a inclusão da família no tratamento da pessoa com sofrimento psíquico, com o apoio e intervenção dos serviços de saúde, não solicita, permanentemente, processos e momentos que envolvam trocas de informações com a equipe de saúde, participação na definição de mudanças no tratamento, que se façam necessárias, e debate em torno de temáticas atinentes à saúde mental. → refere-se a um processo que deve ser permanentemente realizado, visto que é um processo continuado.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺