SóProvas


ID
3083458
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Barreiras - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as características da departamentalização por funções, que é o critério mais utilizado pelas organizações, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Baseia-se no princípio da especialidade ocupacional.

( ) É o tipo de departamentalização adequada para atividades contínuas e rotineiras.

( ) Aumenta a cooperação interdepartamental, reduzindo as barreiras entre os departamentos, devido à ênfase nas especialidades.

( ) Orienta as pessoas para atividades especificas, focando seus esforços em torno dos objetivos organizacionais em detrimento de suas próprias especialidades.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (V) Baseia-se no princípio da especialidade ocupacional.

    (V) É o tipo de departamentalização adequada para atividades contínuas e rotineiras.

    (F) Aumenta a cooperação interdepartamental, reduzindo as barreiras entre os departamentos, devido à ênfase nas especialidades.

    (F) Orienta as pessoas para atividades especificas, focando seus esforços em torno dos objetivos organizacionais em detrimento de suas próprias especialidades.

    A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades.

  • GAB A né gente! Tentou pegar, mas sabemos que pelas características não tinha como enganar muito quem já fez muitas questões do tema..vamos lá: 1ª OK. Especialidade ocupacional ou funcional ou princípio da especialização. 2ª OK. Já que é indicada p/ ambientes estáveis. 3ª Erradissimo. Já que aumenta é a cooperação INTRAdepartamental [entre departamentos e não interdepartamental, pois está é uma das desvantagens que é a pouca corrdenação entre setores e sim somente dentro de seus próprios departamentos. Quanto mais especialista mais egoísta. 4ª Erradissimo. O especialista lhe falta visão do todo e este não abre mão de seu interesse em prol do todo, uma desvantagem é esse microfoco, visão limitada. Fonte: parafraseando o colega Guilherme é labuta nossa de cada dia. Força people!
  • (V) Baseia-se no princípio da especialidade ocupacional.

    (V) É o tipo de departamentalização adequada para atividades contínuas e rotineiras.

    (F) Aumenta a cooperação interdepartamental, reduzindo as barreiras entre os departamentos, devido à ênfase nas especialidades.

    (F) Orienta as pessoas para atividades especificas, focando seus esforços em torno dos objetivos organizacionais em detrimento de suas próprias especialidades.

  • Gabarito: A

  • 1• (V) Se só faço algo todo dia acabo me tornando especialista no assunto. 2• (v) Não se adequa a organizações que mudam a todo tempo. Como só sei fazer uma coisa, vou ter dificuldade de querer trocar de posição ou serviço. 3• (F) funcional é cada um no seu quadrado. Como o controle e cobrança é facilitado nesse tipo de estrutura, os funcionários acabam se preocupam mais em mostrar resultados da sua área, assim isolando os outros departamentos. Não se tem uma visão global da empresa, mas dos objetivos do seu setor. 4•(F) cada setor se preocupa em mostrar o resultado do seu setor. Não se tem uma visão do todo. “ vou ajudar o cara do outro depto pra ajudar a empresa” nada.. “ vou fazer o meu, porque vai ser cobrado de mim somente o que faço no meu depto”
  • Gabarito A

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL  

    É a divisão da estrutura de forma funcional, levando em consideração as funções e ESPECIALIZAÇÕES. Caracterizada pelo desempenho continuado de TAREFAS ROTINEIRAS, linhas DIRETAS de comunicação, indicada em circunstâncias estáveis e de POUCA MUDANÇA. Adequada para pequenas e médias empresas.

    Vantagens

    ·       Melhora a coordenação INTRADEPARTAMENTAL, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

    ·       Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

    ·       Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

    ·       Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

    Desvantagens

    ·       A cooperação e comunicação INTERDEPARTAMENTAL é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, CRIAM-SE DIVERSAS BARREIRAS E CONFLITOS entre os outros departamentos.

    ·       Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

    ·       Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.

    ·       É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    ·       Diluição e a perda de autoridade de comando;

    ·       Subordinação múltipla, em que nem sempre as pessoas sabem a quem recorrer para resolver determinados assuntos, levando à perda de tempo e a confusões imprevisíveis;