SóProvas


ID
3083596
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No âmbito da burocracia pública, há instrumentos, técnicas e processos que são práticas típicas do setor público, diferenciando-o do setor privado. Assinale a alternativa que cita corretamente essas práticas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     Setor público e setor privado:

    O setor público preza pelo cuidado com o coletivo e para com as relações comuns entre pessoas, enquanto que a iniciativa privada preza pelo cuidado dos interesses de um grupo específico, visando o lucro.

    Outra questão que difere entre as esferas pública e privada são as relações de emprego e trabalho; para ingresso no órgão público é necessário passar em concurso enquanto que na instituição privada há processos seletivos em que os tomadores de decisão optem pela contratação ou não de determinado profissional. A esfera pública tem regime próprio do funcionalismo público e previdência, enquanto que na privada, as relações de trabalho são determinadas pela CLT (Lei de Consolidação das Leis do Trabalho) e regime geral de previdência.

    Os recursos públicos devem prezar pela economicidade da utilização dos mesmos por provir de todos e o privado provém de recursos próprios,a princípio, de seus fundadores.

    FONTE: COELHO, Ricardo Corrêa. O público e o privado na gestão pública.

  • A Planejamento estratégico, cálculo de viabilidade, controle dos resultados.

    B PDCA – planejamento, execução, checagem e ajuste.

    C Pacto federativo, LOA, investimento e retorno, executivo, legislativo e judiciário.

    D Editais, orçamento público, planejamento e uso intensivo de novas tecnologias.

    E Concursos públicos, orçamento público e compras por meio de licitações públicas. CERTO

  • gab E

    Concursos públicos, orçamento público e compras por meio de licitações públicas.

  • A questão em análise nos indaga essencialmente sobre a diferença entre a gestão pública e a privada. Antes de respondermos, precisamos entender que as práticas típicas da administração pública estão relacionadas às práticas burocráticas e as práticas típicas da administração privada estão relacionadas à administração gerencial.

    Nesse contexto, podemos entender a Administração Pública Burocrática como um modelo constituído por princípios orientadores do seu desenvolvimento que visa a: “profissionalização, a ideia de carreira, a  hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas" (PEREIRA, 1995).

    Por outro lado, a Administração Gerencial, necessitando reorganizar as estruturas da administração, dá ênfase à “qualidade e à produtividade do serviço público; na verdadeira profissionalização do servidor, que passaria a perceber salários mais justos para todas as funções" (PEREIRA, 1996).

    Em face do exposto, podemos afirmar que são práticas típicas da Administração Privada: o uso intensivo de novas tecnologias, cálculos de viabilidade e investimento e retorno – uma vez que essa administração visa o lucro. Com isso, podemos eliminar as alternativas “C" e “D". Ademais, são práticas comuns a esses dois modelos o planejamento estratégico, o ciclo PDCA e o controle dos resultados. Com isso, podemos excluir as alternativas “A" e “B". Por outro lado, são práticas exclusivas da administração pública: o pacto federativo, LOA, Executivo, Legislativo e Judiciário, orçamento público, concurso público e licitações. Portanto, após esse raciocínio, podemos afirmar que a resposta da questão em análise é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTES:
    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n 47. BRASILIA, 1996.
    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.
  • Tudo que concurseiro estuda !!!

  • Gabarito E

    A letra A está errada porque todas essas técnicas são usadas também no setor privado.

    O mesmo pode ser dito na letra B.

    No caso da letra C, o investimento e retorno são utilizadas no setor privado.

    Na letra D, o planejamento e o uso intensivo de novas tecnologias são utilizados no setor privado.

    Finalmente, a letra E só engloba técnicas e processos que são exclusivos do setor público.

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!