SóProvas


ID
3083599
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um prefeito de um município percebeu a ausência de alternativas de saúde, educação, saneamento, cultura, lazer e creches para atender as demandas das mulheres da periferia. Além disso, verificou que tais mulheres têm sofrido com a violência doméstica e a falta crônica de emprego e renda. Diante dessa situação, ele convocou o seu Secretariado para corretamente definir

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D - Totalmente coerente com projeções para políticas públicas que devem ser implementadas pelo Poder Executivo.

  • Letra D

    Politicas Públicas - é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as Políticas Públicas como "o que o governo escolhe fazer ou não fazer".

  • Segundo Saraiva, "política pública é um fluxo de decisões públicas, orientado a manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade."

  • A questão em análise requer do candidato um raciocínio analítico e sistêmico da situação apresentada. Considerando a situação local de ausência de alternativas para a saúde, educação, saneamento, cultura, lazer e creches para atender as demandas das mulheres de periferia, e considerando a questão da violência doméstica contra as mulheres e a falta crônica de emprego e renda, qualquer governo que passa por essa situação precisa pensar em uma agenda da seguinte forma:

    1 - Foco no curto, médio e longo prazo;
    2 - Foco nas mulheres e, também, nos filhos e nos desempregados. O problema não pode ser visto apenas com o foco nas mulheres, pois a situação complexa apresentada envolve diversas parcelas da sociedade, como crianças, homens e mulheres;
    3 - Promoção de políticas públicas que visem a geração de empregos, chamando para junto dessa ação as empresas privadas, uma vez que elas são a grande maioria das geradoras de emprego;
    4 - Promoção de ações de combate à violência doméstica; e
    5 - Formulação de uma agenda permanente e de Estado para a questão da falta de educação, saúde, cultura e infraestrutura na periferia do município.

    Em face do exposto, podemos afirmar que: A letra "A" está errada, pois apenas um planejamento estratégico não resolve a situação; a letra "B" está errada, pois o foco não pode ser apenas no curto prazo, muito menos em parcela do eleitorado; a letra "C" também está errada porque apenas com a injeção de recursos públicos não se resolve a situação, haja vista os crimes praticados contra as mulheres; e a letra "E" está errada, pois o foco não pode ser apenas nas mulheres, haja vista a ausência de alternativas de saúde, educação, saneamento, cultura, lazer e creches. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “D".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".
  • GABARITO: D

    Trata-se de uma política pública classificada, de acordo com o atributo da abrangência, como segmentada, já que ela se destina a atender um segmento, dentro da população: mulheres da periferia. Se o prefeito quisesse formular políticas públicas especificamente voltadas às mulheres da periferia que sofrem violência doméstica, teríamos uma política classificada como fragmentada.

  • Examinado, tente me dizer por que a letra D não poderia ser implementada, concomitantemente? Eita questão...