SóProvas


ID
3083605
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos últimos anos, o setor público brasileiro tem passado por transformações quanto à sua Governança. Assinale a alternativa que apresenta características típicas da Governança no contexto da área pública.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.

    Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AUGUSTINHO VICENTE PALUDO

  • A governança, de formulação bastante recente, iniciada por ,;olta do final da década de
    80, diz r�speito às condições adjetivas ou instrumentais, relacionadas à maneira pela qual
    o poder e exercido na administração dos recursos humanos, financeiros e administrativos.
    Sur�iu das ações do Banco Mundial, que tratava dos problemas de má governança
    nos pa1ses em desenvolvimento e que, mais tarde, incorporavam as técnicas do New
    Public Manasement.
    Governança, nesse sentido, refere-se ao processo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo; ao modo de uso da autoridade; à repartição do poder entre
    aqueles que governam e aqueles que são governados; aos processos de negociação entre
    CONCEITOS FUIHJAMllHAIS DA GESTÍ\0 PúBLICI,
    os atores sociais (os procedimentos e as práticas; a gestão das interações e das interdependências, que desembocam ou não em sistemas alternativos de regulação; o estabelecimento de redes e os mecanismos de coordenação) e à descentralização da autoridade
    e das funções ligadas ao ato de governar.
    Pode ser resumida como o conjunto das condições financeiras e administrativas de
    um governo para transformar em realidade as decisões que toma (Bresser-Pereira, 1997),
    através dos agentes públicos ou servidores e do aparato do Estado, que possibilitam a
    formulação e implementação adequada das políticas públicas.
    Recentemente, o conceito de governança tem adquirido um caráter mais amplo, podendo "englobar dimensões presentes na governabilidade, mas vai além". É um fenômeno mais amplo que governo, pois abrange instituições governamentais e implica mecanismos informais, de caráter não governamental (Melo apud Santos, 1997, p. 341).
    Tem sido chamada, por vezes, de Governança Pública e "refere-se ao "modus operandi" das políticas governamentais - que inclui, dentre outras, questões ligadas ao formato
    político-institucional do processo decisório, à definição do mix apropriado de financiamento de políticas e ao alcance geral dos programas" (Melo apud Santos, 1997, p. 341).
    Este conceito atual não se restringe aos aspectos gerenciais, administrativos, nem ao
    funcionamento eficaz do aparelho do Estado. Refere-se a "padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais, que coordenam e regulam
    transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico, incluindo-se não apenas
    os mecanismos tradicionais de agregação e articulação de interesses, tais como os partidos
    políticos e grupos de pressão, como também as redes sociais informais (de fornecedores,
    famílias, gerentes), hierarquias e associações de diversos tipos" (Santos, 1997, p.42).
    A Nova Governança Pública assegura às partes interessadas equidade; transparência
    e responsabilidade pelos resultados, com obediência aos princípios constitucionais e às
    políticas de consequência.

  • Segundo a ifac (2013), governança compreende a estrutura (administrativa, política, econômica, social, ambiental, legal e outras) posta em prática para garantir que os resultados pretendidos pelas partes interessadas sejam definidos e alcançados.

    De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas da União (BRASIL, 2011), governança pode ser descrita como um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sociedade, alta administração, servidores ou colaboradores e órgãos de controle.

    Em essência, a boa governança pública tem como propósitos conquistar e preservar a confiança da sociedade, por meio de conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público

    Governança pública: pode ser entendida como o sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos — cidadãos, representantes eleitos (governantes), alta administração, gestores e colaboradores — com vistas a permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos (MATIAS-PEREIRA, 2010, adaptado). 

    Governança no setor público refere-se, portanto, aos mecanismos de avaliação, direção e monitoramento; e às interações entre estruturas, processos e tradições, as quais determinam como cidadãos e outras partes interessadas são ouvidos, como as decisões são tomadas e como o poder e as responsabilidades são exercidos (GRAHN; AMOS; PLUMPTRE, 2003). Preocupa-se, por conseguinte, com a capacidade dos sistemas políticos e administrativos de agir efetiva e decisivamente para resolver problemas públicos (PETERS, 2012).

    Fonte: Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública. Tribunal de Contas da União, 2014.

  • Nos últimos anos, o setor público brasileiro tem passado por transformações quanto à sua Governança. Assinale a alternativa que apresenta características típicas da Governança no contexto da área pública.

    A Prover aos cidadãos dados e informações de qualidade; garantir a qualidade e a efetividade dos serviços prestados aos cidadãos; definir claramente processos, papéis, responsabilidades e limites de poder.

    B Implementar mudanças tecnológicas no sentido de reduzir o tempo e aumentar a qualidade dos serviços públicos; treinar esporadicamente os funcionários públicos; focar em resultados e não em processos.

    C Definir estruturas coerentes, ágeis e flexíveis nos órgãos públicos; implementar Conselhos com membros da sociedade civil, empresas e governo; reduzir os controles para o alcance de resultados aos cidadãos.

    D Favorecer os diálogos com outros setores da sociedade; construir parcerias tendo em vista a satisfação dos cidadãos; reduzir a pressão por dados do processo e do controle de forma a focar nos resultados.

    E Prestar serviços de qualidade aos cidadãos; apresentar, de forma transparente, as contas e os gastos efetuados; manter dados sigilosos com o intuito de proteger os interesses setoriais.

  • A governança pública é a capacidade de governar, de decidir e de implementar políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade. Segundo o Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União (TCU), as funções de governança em órgãos públicos são: avaliar o ambiente, os cenários, o desempenho e os resultados atuais e futuros; direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e planos; e monitorar os resultados, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.


    Além disso, para o TCU, uma boa governança pública baseia-se por alguns princípios, entre eles o Princípio da Equidade e o da Responsabilidade. O Princípio da Equidade tem por finalidade garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros - políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança. Por outro lado, o Princípio da Responsabilidade é o que diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.


    Sendo assim, vamos aos comentários das alternativas:


    Letra “A": prover aos cidadãos dados e informações de qualidade – está relacionada aos princípios da Equidade e da Responsabilidade; garantir a qualidade e a efetividade dos serviços prestados aos cidadãos – está relacionado à função de avaliação e monitoramento do desempenho e dos resultados; e definir claramente processos, papéis, responsabilidades e limites de poder – está relacionado à função da governança de direcionar e orientar a funções organizacionais. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    Letra “B": a alternativa nos apresenta características que se relacionam a um processo de modernização e de implementação de mecanismos de melhoria da gestão. Essas características não se relacionam diretamente com a governança pública. Ademais, treinar esporadicamente os funcionários públicos é uma prática que deve ser substituída pelo treinamento contínuo do servidor.


    Letra “C": apesar de a alternativa apresentar algumas características do processo de governança, para que o cidadão tenha um acesso e alcance mais efetivo na sua fiscalização, os controles sobre o estado devem ser aumentados, e não diminuídos.


    Letra “D":
    apesar de a alternativa apresentar algumas características do processo de governança, a busca por dados e o controle de resultados deve ser uma prática recorrente e estimulada na governança pública. Portanto, a pressão por essas informações deve ser ampliada, e não reduzida.


    Letra “E": apesar de a alternativa apresentar algumas características do processo de governança, como a transparência e a qualidade na prestação do serviço, a manutenção de dados sigilosos com o intuito de proteger os interesses setoriais é uma prática criminosa e deve ser combatida. As informações precisam ser públicas, exceto as consideradas sigilosas por lei.


    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A".


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA "A".