A questão testa a habilidade de interpretação de texto do candidato, que deverá descartar as alternativas falsas a partir da compreensão do primeiro e segundo parágrafos do texto.
Como o próprio título indica, o texto sob análise descorre sobre a relação entre o conhecimento e as bibliotecas. Repita-se que o enunciado da questão limitou a mesma à compreensão dos primeiro e segundo parágrafos. Assim, temos, no primeiro parágrafo, um breve relato sobre as bibliotecas e sua importância desde seu desenvolvimento até a revolução digital dos anos 80. Já o segundo parágrafo trata da nova função primordial assumida pelas bibliotecas uma vez que, hoje, o conhecimento está em todo lugar.
Com isso em mente, vamos analisar cada uma das alternativas.
Alternativa A.
O texto não aponta modificações das edificações bibliotecárias. As mudanças apontadas pelo texto não são físicas e, sim, funcionais. O autor esclarece que as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam a maior parte do conhecimento da humanidade, pois, atualmente, com o armazenamento virtual das informações, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
Assim, a estrutura física das bibliotecas não mudou. O que mudou foi a função principal das mesmas. Antes, elas atuavam principalmente como reservatório do conhecimento da humanidade. Agora, sua principal função é tornar esse conhecimento acessível e encorajar tanto a troca como a reflexão sobre o conhecimento.
A alternativa A é falsa.
Alternativa B.
Não é feita qualquer menção à grandes ou pequenas bibliotecas no texto. Nem tampouco é feita qualquer distinção quanto especializações de uma ou de outra.
Como visto na alternativa anterior, o texto versa sobre as mudanças funcionais da biblioteca. O autor destaca que, se uma biblioteca é um repositório de conhecimento, esta não é mais sua principal função. Hoje, sua principal função é tornar esse conhecimento acessível e encorajar tanto a troca como a reflexão sobre o conhecimento.
A alternativa B também é falsa.
Alternativa C.
Principalmente na última linha do primeiro parágrafo e na primeira linha do parágrafo subsequente, o autor esclarece que as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam a maior parte do conhecimento da humanidade e que, a partir da revolução digital dos anos 80 que propagou o armazenamento virtual das informações, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
Assim, a alternativa C é VERDADEIRA.
Alternativa D.
Na verdade, o texto não especifica a quantidade de conhecimento humano que se desprendeu das bibliotecas. Porém, indica que, caso todas as bibliotecas fossem destruídas, é improvavel que mais do que vinte porcento do conhecimento humano se perca. Ou seja, hoje, a maioria do conhecimento humano prescinde da existência das bibliotecas.
Assim, a alternativa D é falsa.
Alternativa E.
A menção a mosteiros medievais se dá na primeira linha do texto quando o autor descreve o surgimento das bibliotecas como o único lugar que reunia os conhecimentos coletivos da época. Eram as bibliotecas monásticas (monastic libraries). Contudo, esta é apenas a introdução. E, na última linha deste primeiro parágrafo, o autor indica que a revolução digital nos anos 80 mudou as bibliotecas, afastando-as das características iniciais.
Lembre-se que, para esta questão, importa apenas o que acontece às bibliotecas a partir da década de 80.
Como vimos na análise das alternativas anteriores, a partir dos anos 80 as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam o conhecimento da humanidade; atualmente, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
Por tudo isso, alternativa E é falsa.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C