SóProvas


ID
3083854
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                                         Knowledge and the library


      It was not until the development of monastic libraries in Europe around 1200 that humanity amassed in a single place what approached the collective wisdom and knowledge of the age. Libraries may be exchanges of information and market places for ideas but they are also the buildings which contain the bulk of human knowledge. Or, at least they were until the electronic digitally stored information revolution of the 1980s.

      Now knowledge is virtually everywhere; it has broken free of the constraint of buildings. Today if you were today to destroy all the world’s libraries, it is unlikely that more than 20% of human knowledge would be lost. Certainly, a large amount of archival material would disappear forever, but a substantial volume of knowledge would survive. If a library is a repository of knowledge, this is now just one of its functions. The library’s prime function is now making that knowledge available and encouraging exchange and reflection upon it.

      Electronic knowledge is nowadays available to everybody – in the home, workplace, airport terminal, school, and so on. The Internet has liberated the library; nevertheless, it has not removed the justification for library facilities.

                 (www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978185617619410017X. Adaptado)

De acordo com o primeiro e o segundo parágrafo, a partir da década de 1980,

Alternativas
Comentários
  • A questão testa a habilidade de interpretação de texto do candidato, que deverá descartar as alternativas falsas a partir da compreensão do primeiro e segundo parágrafos do texto.
    Como o próprio título indica, o texto sob análise descorre sobre a relação entre o conhecimento e as bibliotecas. Repita-se que o enunciado da questão limitou a mesma à compreensão dos primeiro e segundo parágrafos. Assim, temos, no primeiro parágrafo, um breve relato sobre as bibliotecas e sua importância desde seu desenvolvimento até a revolução digital dos anos 80. Já o segundo parágrafo trata da nova função primordial assumida pelas bibliotecas uma vez que, hoje, o conhecimento está em todo lugar.
    Com isso em mente, vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A.
    O texto não aponta modificações das edificações bibliotecárias. As mudanças apontadas pelo texto não são físicas e, sim, funcionais. O autor esclarece que as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam a maior parte do conhecimento da humanidade, pois, atualmente, com o armazenamento virtual das informações, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
    Assim, a estrutura física das bibliotecas não mudou. O que mudou foi a função principal das mesmas. Antes, elas atuavam principalmente como reservatório do conhecimento da humanidade. Agora, sua principal função é tornar esse conhecimento acessível e encorajar tanto a troca como a reflexão sobre o conhecimento.
    A alternativa A é falsa.

    Alternativa B.
    Não é feita qualquer menção à grandes ou pequenas bibliotecas no texto. Nem tampouco é feita qualquer distinção quanto especializações de uma ou de outra.
    Como visto na alternativa anterior, o texto versa sobre as mudanças funcionais da biblioteca. O autor destaca que, se uma biblioteca é um repositório de conhecimento, esta não é mais sua principal função. Hoje, sua principal função é tornar esse conhecimento acessível e encorajar tanto a troca como a reflexão sobre o conhecimento.
    A alternativa B também é falsa.

    Alternativa C.
    Principalmente na última linha do primeiro parágrafo e na primeira linha do parágrafo subsequente, o autor esclarece que as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam a maior parte do conhecimento da humanidade e que, a partir da revolução digital dos anos 80 que propagou o armazenamento virtual das informações, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
    Assim, a alternativa C é VERDADEIRA.

    Alternativa D.
    Na verdade, o texto não especifica a quantidade de conhecimento humano que se desprendeu das bibliotecas. Porém, indica que, caso todas as bibliotecas fossem destruídas, é improvavel que mais do que vinte porcento do conhecimento humano se perca. Ou seja, hoje, a maioria do conhecimento humano prescinde da existência das bibliotecas.
    Assim, a alternativa D é falsa.

    Alternativa E.
    A menção a mosteiros medievais se dá na primeira linha do texto quando o autor descreve o surgimento das bibliotecas como o único lugar que reunia os conhecimentos coletivos da época. Eram as bibliotecas monásticas (monastic libraries). Contudo, esta é apenas a introdução. E, na última linha deste primeiro parágrafo, o autor indica que a revolução digital nos anos 80 mudou as bibliotecas, afastando-as das características iniciais.
    Lembre-se que, para esta questão, importa apenas o que acontece às bibliotecas a partir da década de 80.
    Como vimos na análise das alternativas anteriores, a partir dos anos 80 as bibliotecas deixaram de ser os únicos locais que concentravam o conhecimento da humanidade; atualmente, o conhecimento está em todo o lugar, liberto das restrições de um edifício.
    Por tudo isso, alternativa E é falsa.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C