SóProvas


ID
3083857
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                                         Knowledge and the library


      It was not until the development of monastic libraries in Europe around 1200 that humanity amassed in a single place what approached the collective wisdom and knowledge of the age. Libraries may be exchanges of information and market places for ideas but they are also the buildings which contain the bulk of human knowledge. Or, at least they were until the electronic digitally stored information revolution of the 1980s.

      Now knowledge is virtually everywhere; it has broken free of the constraint of buildings. Today if you were today to destroy all the world’s libraries, it is unlikely that more than 20% of human knowledge would be lost. Certainly, a large amount of archival material would disappear forever, but a substantial volume of knowledge would survive. If a library is a repository of knowledge, this is now just one of its functions. The library’s prime function is now making that knowledge available and encouraging exchange and reflection upon it.

      Electronic knowledge is nowadays available to everybody – in the home, workplace, airport terminal, school, and so on. The Internet has liberated the library; nevertheless, it has not removed the justification for library facilities.

                 (www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978185617619410017X. Adaptado)

According to the first and second paragraph, nowadays, the main function of a library is to

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    FOSTERING = encourage or promote the development

  • The library’s prime function is now making that knowledge available and encouraging exchange and reflection upon it.

    GAB E

  • A questão testa a habilidade de interpretação de texto do candidato, que deverá apontar a principal função das bibliotecas nos dias atuais, a partir da compreensão do primeiro e segundo parágrafos do texto.

    Vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A.
    A primeira alternativa está errada porque, desde a revolução digital dos anos 80, o armazenamento do conhecimento humano é feito virtualmente. Ou seja, esta não é mais a função das bibliotecas. É o que se depreende da leitura da última linha do primeiro parágrafo e a primeira linha do parágrafo subsequente.
    A alternativa A é falsa.

    Alternativa B.
    Segundo esta alternativa a principal função da biblioteca seria fazer desaparecer lentamente a maior parte do conhecimento humano.
    Isto não condiz com o texto pois, segundo o mesmo, agora a biblioteca se presta a tornar o conhecimento acessível e encorajar a troca de conhecimento e a reflexão sobre o mesmo (última frase do segundo parágrafo).
    Além disso, o autor também explica que, ainda que uma quantidade substancial de arquivo material fosse desaparecer, menos de 20% do conhecimento humano se perderia caso as bibliotecas fossem destruídas. Conclui-se, portanto que ainda que concentrem material arquivado, hoje, as bibliotecas não são mais as únicas detentoras da maior parte do conhecimento humano. Ora, como não são mais as únicas guardiãs do conhecimento, as bibliotecas também não são capazes de fazê-lo desaparecer lentamente.
    A alternativa B também é falsa.

    Alternativa C.
    Esta alternativa sugere que a principal função da biblioteca seria coletar e armazenar livros e teria permanecido inalterada desde 1200.
    Primeiro, é importante observar que a função primordial das bibliotecas não era o mero arquivamento de livros como sugere esta alternativa. Conforme pode ser lido no primeiro paragrafo, as bibliotecas acumulavam o conhecimento coletivo da época. Além de serem um local para troca de informações e exposição de novas ideias.
    Ademais, o próposito do texto é justamente demonstrar que, com a revolução digital, a principal função das bibliotecas mudou. O segundo parágrafo descreve que o conhecimento não está mais confinado em um único lugar. Atualmente o conhecimento está virtualmente em qualquer lugar. E as bibliotecas passaram a ter como principal função a promoção da acessibilidade deste conhecimento, bem como da troca e da reflexão sobre o mesmo.
    Sendo assim, a alternativa C é falsa.

    Alternativa D.
    Não há, em todo o texto, qualquer menção de obrigatoriedade de arquivar publicações em formato digital dentre as atribuições de uma biblioteca.
    A questão fala em 1/5 porque esta fração corresponde a 20%, porcentagem mencionada no segundo parágrafo. Porém, o contexto no qual a porcentagem se insere não guarda qualquer relação com a necessidade de arquivamento digital. Como vimos na análise da alternativa B, o trecho em questão esclarece que, caso as bibliotecas fossem destruídas, menos de 20% do conhecimento humano se perderia.
    A alternativa D é falsa.

    Alternativa E.
    Uma vez que já eliminamos todas as alternativas anteriores, esta é a única alternativa que nos resta como resposta.
    De fato, vimos ao final no segundo parágrafo, que a principal função das bibliotecas nos dias de hoje é justamente a descrita nesta alternativa: disponibilizar conhecimento e promover a troca de conhecimento.
    A alternativa E é VERDADEIRA.

    RESPOSTA: E