SóProvas


ID
3083866
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                                         Knowledge and the library


      It was not until the development of monastic libraries in Europe around 1200 that humanity amassed in a single place what approached the collective wisdom and knowledge of the age. Libraries may be exchanges of information and market places for ideas but they are also the buildings which contain the bulk of human knowledge. Or, at least they were until the electronic digitally stored information revolution of the 1980s.

      Now knowledge is virtually everywhere; it has broken free of the constraint of buildings. Today if you were today to destroy all the world’s libraries, it is unlikely that more than 20% of human knowledge would be lost. Certainly, a large amount of archival material would disappear forever, but a substantial volume of knowledge would survive. If a library is a repository of knowledge, this is now just one of its functions. The library’s prime function is now making that knowledge available and encouraging exchange and reflection upon it.

      Electronic knowledge is nowadays available to everybody – in the home, workplace, airport terminal, school, and so on. The Internet has liberated the library; nevertheless, it has not removed the justification for library facilities.

                 (www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978185617619410017X. Adaptado)

No trecho do terceiro parágrafo – nevertheless, it has not removed the justification for library facilities. –, o termo em destaque indica

Alternativas
Comentários
  • Nevertheless - Mesmo assim. ;)

  • Nevertheless - No entanto

  • (A)

    Para quem for fazer PCDF já vi a Cespe cobrar umas 5 questões com esse termo.

  • Contraste = no entanto

  • Esta questão mede o conhecimento de conectivos (connective words) do candidato. Responsável pela coesão textual, um conectivo é uma palavra introduz uma ideia a conectando com a frase (ou ideia) anterior, unindo duas partes de um texto.

    Coesão é a ligação harmônica entre dois elementos textuais, utilizada como forma de obter um texto claro e compreensível. Assim, em segundo plano, a questão também mede a capacidade de interpretação de texto do candidato.

    O conectivo “nevertheless" significa apesar do que acabou de ser dito ou referido, podendo ser traduzido como apesar disso, não obstante, todavia ou no entanto. Assim, “nevertheless" introduz uma idéia de oposição ou restrição ao que foi dito anteriormente.

    No texto, a distribuição de ideias fica assim: Se a biblioteca foi liberta pela internet e não tem mais deveres a cumprir, poder-se-ia concluir que ela não é mais necessária. Apesar disso, o autor alerta que a justificativa de existência das bibliotecas permanece.

    Vejamos as opções dadas pela banca:

    Opção A.
    Contraste sinaliza oposição ou distinção entre duas coisas.
    Como vimos acima, a alternativa A está CORRETA.

    Opção B.
    Conclusão é a proposição que resulta necessária e logicamente das afirmações anteriores.
    Como a biblioteca foi liberta de seus deveres a conclusão lógica seria de que ela não é mais necessária. Não é o caso. Vimos no texto que a biblioteca assumiu novas funções. A alternativa B está incorreta.

    Opção C.
    Decorrência é um sinônimo de consequência e demonstra uma relação de causa e efeito.
    Para esta opção ser verdadeira, a internet teria libertado a biblioteca porque o motivo para sua existência não foi removido. Vê-se que, neste caso, a conclusão careceria de lógica. Assim, a alternativa C está incorreta.

    Opção D.
    Exclusão é a ação de afastar.
    A internet libertou a biblioteca exceto se ela não removeu a justificativa para as instalações bibliotecárias.
    Temos mais uma construção que carece de lógica. Sendo assim, é mais uma opção incorreta.

    Opção E.
    Simultaneidade demonstra a existência ao mesmo tempo de dois ou mais fatos.
    Aqui teríamos: A internet libertou a biblioteca, ao mesmo tempo em que não removeu a a justificativa para suas instalações.
    Ao entender que "nevertheless" suscita a ideia de cocomitância, o candidato colocaria enfâse no tempo, ignorando a incongruência entre as duas idéias. Assim, embora a frase resultante não seja absurda, como aconteceu nas opções C e D, o resultado carece da harmonia (coerência) exigida para a boa unidade (coesão) textual.
    A alternativa E está errada.

    RESPOSTA: A

    DICA: Caso o candidato não conheça o conectivo “nevertheless", é possível deduzir a ideia que o mesmo introduz a partir da interpretação do texto. Para tanto, o candidato deve analisar as orações unidas pelo conectivo e deduzir a relação existente entre elas.
    Vejamos a frase sob análise: “The Internet has liberated the library; nevertheless, it has not removed the justification for library facilities."
    Na primeira oração temos: a internet libertou a biblioteca. Em outras palavras, a internet livrou a biblioteca de seus deveres.
    Na segunda oração, por sua vez, temos: a internet não removeu a justificativa para instalações de biblioteca. Significa dizer o motivo para a existência das bibliotecas não foi removido pela internet.
    Ora, se a biblioteca não tem mais deveres a cumprir poder-se-ia concluir que ela não é mais necessária. Porém, não é o caso. O autor alerta que, pelo contrário, a justificativa de existência das bibliotecas ainda existe.
    Assim, conclui-se que o conectivo “nevertheless" estabelece uma ideia de CONTRASTE entre as duas frases.

  • NEVERTHELESS= APESAR DISSO

  • A questão pede a alternativa que melhor indica o significado do termo destacado "nevertheless".

    "Nevertheless" = "No entanto" - "Não Obstante" - "Todavia"

    Todas as traduções do termo em questão indicam a ideia de Constraste.

    GABARITO: A

  • A frase afirma algo, e começa outra com uma expressão que indica algo negativo, contrário (it has not). Nunca vi essa palavra, mas dá pra supor que é uma expressão concessiva, embora.. etc