Letra B.
De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:
"fator [...] f. de impacto => índice de impacto.
índice [...] í. de impacto [...] 1. Número de vezes que um documento é citado em relação ao número de documentos publicados. 2. Em bibliometria, mede a relevância de um título de periódico pela "frequência com que, durante um determinado ano, o artigo 'médio' de uma revista é citado. É a relação entre o número de citações recebidas e o número de artigos publicados" (LEC, p. 63)."
GABARITO: B
O fator de impacto identifica a frequência com que um artigo médio de um periódico é citado em um determinado ano. Você pode usar este número para avaliar ou comparar a importância relativa de um periódico com outros do mesmo campo ou ver com que frequência os artigos são citados para determinar quais periódicos são melhores para a sua coleção.
A) índice h: foi proposto por Jorge E. Hirsch em 2005 para avaliar a produtividade de um cientista. Para calcular o índice h das revistas, os artigos são classificados em ordem decrescente de número de citações que receberam. Com ele é possível verificar a visibilidade que autores e artigos apresentam a partir das citações que recebem.
C) Qualis: é um conjunto de métodos utilizados pela CAPES para a estratificação da qualidade da produção científica dos programas de pós-graduação. Os estratos indicativos de qualidade são: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C - com peso zero.
D) g-index: dado um conjunto de artigos, classificados em ordem decrescente de número de citações que eles receberam, o g-index é o maior valor g em que os primeiros g artigos receberam em média pelo menos g citações. Com isso, o índice g busca dar um peso maior aos artigos mais citados, para contornar uma desvantagem presente no índice h.
E) Publish or Perish: é um software que recupera e analisa as citações acadêmicas, utiliza o Google Scholar para calcular suas estatísticas. O Publish or Perish gera estatísticas como o h-index e o g-index de cada revista.
Fonte: OLIVEIRA Aline Borges de. et al. Comparação entre o Qualis/Capes e os índices H e G: o caso do portal de periódicos UFSC. Inf. Inf., Londrina, v. 20, n. 1, p. 70 - 91, jan./abr. 2015.