SóProvas


ID
3083944
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A arquitetura da informação prevê que os websites possuam organização clara e concisa, com usabilidade testada na construção da interface com o usuário. No que diz respeito à avaliação de usabilidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rosa & Veras (2013, p. 140; 143):

    Visando a atingir esses objetivos, foi adotada, dentre as propostas metodológicas disponíveis no campo de estudos da usabilidade, a avaliação heurística (NIELSEN; MOLICH, 1990; NIELSEN, 1994), que é um processo que permite localizar problemas de usabilidade em interfaces computador-usuário, mediante a análise da sua adequação a uma série de princípios pré-estabelecidos, conhecidos como heurísticas. 

    A avaliação heurística, conforme descrita por Nielsen (1994), consiste no exame pormenorizado de uma interface de usuário realizado por especialistas, com o objetivo de avaliar a sua adequação a uma série de princípios de usabilidade reconhecidos, as heurísticas. 

    Gab. E

    ROSA, Miguel Juan; VERAS, Manoel. Avaliação heurística de usabilidade em jornais online: estudo de caso em dois sites. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.1, p.138-157, jan./mar. 2013. Disponível em: www.scielo.br

  • "Nielsen (1994) afirma que a avaliação heurística é um método de avaliação de usabilidade em que inspetores de usabilidade analisam características de uma interface (especificações, protótipos ou o produto final) e examinam se elas atendem aos princípios gerais de usabilidade, ou seja, as heurísticas. Em outras palavras, nesse tipo de avaliação um avaliador interage com a interface e julga a sua adequação ou não a princípios de usabilidade reconhecidos, chamados de heurísticas. Ou seja, o avaliador procura problemas de usabilidade por meio da análise e interpretação de um conjunto de princípios"

    https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38411/20150