SóProvas


ID
3084613
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a frequência de uso dos documentos, os arquivos são classificados em correntes, intermediários e permanentes.


I - Os arquivos correntes também possuem a denominação de segunda idade e guardam documentos consultados com frequência.

II- Os arquivos intermediários possuem documentos que serão guardados permanentemente ou documentos que serão eliminados após determinado tempo.

III - Os arquivos permanentes guardam documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de primeira idade ou corrente, constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente,

    Arquivo de segunda idade ou intermediário,constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.

    Arquivo de terceira idade ou permanente, constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução.

  • Gabarito letra B para os não assinantes,

    Arquivos Correntes ------------- 1ª idade e são de uso frequentes;

    Arquivos Intermediários ----- 2ª idade (já deixaram de ser úteis no dia a dia, não precisam estar a mão, mas continuam necessários. Não precisam estar próximos.

    Arquivos permanentes ------- 3ª idade (já perderam o valor de natureza administrativa, são conservados por fatores históricos ou documentais.

    Arquivos Correntes e Intermediários têm valor Primário. ou seja:

    *Valor administrativo;

    *Fiscal;

    *Legal.

    Já o arquivo permanente tem valor secundário, ou seja:

    *valor histórico;

    *cultural;

    *probatório ou

    *informativo.

  • Gabarito: B

  • Arquivo corrente de 2 idade?!!!!!!!! complicado estudar ....

  • GABARITO: LETRA B

    Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Quanto ao estágio de evolução de seus documentos/ frequência de uso dos documentos (ciclo de vida/vital dos documentos):

    Correntes: arquivos de primeira idade; documentos mais novos e mais utilizados. Definição por Marilena Leite Paes: “É o arquivo constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, localizados nos próprios setores que os receberam ou produziram ou em dependências próximas e de fácil acesso”.

    ~Transferência ---->

    Intermediários: arquivos de segunda idade; documentos menos utilizados e que ainda não prescreveram. Nesta fase, não há mais a necessidade de os mesmos serem conservados próximos ao setor que os utiliza, uma vez que a frequência de uso já é bastante reduzida. Nos arquivos intermediários, os documentos aguardam a sua prescrição, onde serão submetidos à destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente). Esta destinação é determinada a partir da existência ou não do valor secundário (histórico).

    ~Recolhimento ---->

    Permanentes: arquivos de terceira idade; documentos que já cumpriram sua função administrativa, mas que devem ser conservados para preservar a memória (história) da instituição; os documentos estarão disponíveis para consulta pelo público em geral.

    OBS.: A fase intermediária não é obrigatória na vida do documento, sendo que alguns podem, inclusive, serem eliminados ainda na fase corrente e outros, ainda, poderão ser recolhidos da fase corrente diretamente para a permanente.