-
GABARITO: LETRA E
A) Compraram à casa que estava alugada há dois anos. → incorreto, quem compra, compra alguma coisa (verbo transitivo direto, não rege preposição), logo temos somente o artigo definido "a" que acompanha o substantivo "casa": a casa.
B) Ele enviou o aviso à todos os moradores do prédio. → quem envia, envia algo a alguém (verbo transitivo direto e indireto), não temos o artigo definido "a" antes do pronome indefinido "todos", logo somente a preposição deveria estar presente: a todos.
C) De segunda-feira à sábado haverá inscrições para esse curso. → temos somente a preposição "de", posteriormente também deveríamos ter somente a preposição: de...a OU da...ao; enfim, "sábado" é masculino, logo não é acompanhando pelo artigo definido "a".
D) Ele estudou muito à fim de conseguir um emprego melhor. → a conjunção subordinativa final é "a fim de", sem crase.
E) Entregaram os envelopes à recepcionista da empresa. → correto, verbo transitivo direto e indireto (complemento com e um sem preposição), algo (os envelopes) a alguém (preposição + artigo definido que acompanha o substantivo "recepcionista"= crase).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
@Central do Concurso, seus comentários são tão compactos que não ajudam em nada quem não entendeu a matéria, comenta qualquer coisa só pra por propaganda.
-
entregar algo a alguém
-
Arthur, se algum cursinho, grande, procurar vc para comentar questões não vá por menos de 20 mil reais.Vc é lucro certo.
-
Como eu vi muitos comentários errados a respeito do uso de crase antes de "Pronomes Possessivos", vou colocar uma explicação que encontrei sobre o assunto:
I- Pronome possessivo adjetivo (aquele que acompanha um substantivo): Uso do artigo é facultativo (opta por usá-lo/ñ).
Ex:
Gosto de sua amiga. (preposição de s/ artigo a)
Gosto da sua amiga. (preposição de c/ artigo a)
Gosto de suas amigas (preposição de s/ artigo as)
Gosto das suas amigas. (preposição de c/ artigo as)
Caso use a preposição "a", haverá a formação das seguintes construções:
Ex:
Não obedeço a sua coordenadora. (preposição a, s/ artigo a)
Não obedeço à sua coordenadora. (c/ preposição a + artigo a)
Não obedeço a suas coordenadoras. (preposição a, mas s/ artigo as)
Não obedeço às suas coordenadoras. (c/ preposição a + artigo as)
=> Se houver a preposição "a" diante de um Pronome possessivo adjetivo:
*Singular: emprego do acento grave indicador de crase será facultativo.
*Plural: emprego do acento grave indicador de crase só ocorrerá se houver as; caso o "a" aparecer no singular, haverá somente a preposição: a.
II- Pronome possessivo substantivo (aquele que ñ acompanha um substantivo): Uso do artigo diante de um pronome possessivo substantivo é obrigatório.
Ex:
Não gosto de sua professora, mas da minha. (minha: pronome possessivo substantivo, portanto, o uso do artigo será obrigatório)
Não obedeço à sua coordenadora, mas à minha. (minha: pronome possessivo substantivo, o uso do artigo será obrigatório.
Quem obedece? Obedece a alguém... VTI = Rege preposição.
=> Como há a preposição "a" = acento indicador de crase também será obrigatório.
-
Eu fiquem em dúvida entre a alternativa A e E.
Coloquei a alternativa A, pois fiquei na dúvida pois Recepcionista é um substantivo masculino e feminino.
Enfim, Já que começamos não podemos parar!
-
CORRETA:
e) Entregaram os envelopes à recepcionista da empresa.
Notem que o verbo "entregar", nesse contexto, é um verbo transitivo direto e indireto (VTDI). Com isso, temos: Entregaram os envelopes (Objeto direto) à recepcionista (Objeto indireto).
Obs: a frase também poderia ser escrita da seguinte forma: "Entregaram os envelopes ao recepcionista da empresa". Isso ocorre porque a palavra "recepcionista" é um substantivo comum de dois gêneros.
-
Gabarito: E
A) Compraram à casa que estava alugada há dois anos. (Comprar é VTD e não pede preposição, portanto o a da frase é apenas artigo definido de casa)
B) Ele enviou o aviso à todos os moradores do prédio. (não se utiliza crase antes de pronome indefinido: todos, algum, nenhum.. além de "todos" ser uma palavra masculina e estar no plural)
C) De segunda-feira à sábado haverá inscrições para esse curso. (De uma coisa a outra: sábado é um substantivo masculino, portanto o a que o antecede é apenas preposição)
D) Ele estudou muito à fim de conseguir um emprego melhor. (A fim de é uma locução prepositiva de base masculina)
E) Entregaram os envelopes à recepcionista da empresa. (O verbo entregar é VTDI, entregar algo: os envelopes - OD- a alguém: a recepcionista - OI -. a preposição + a artigo definido= à recepcionista)
-
Gabarito: E
Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:
Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.
Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa).
Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural.
DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!