SóProvas


ID
3085033
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                   Vizinhos


      Fabrício via na infância moradores pedindo um pouco de açúcar, de sal, de arroz e de café emprestado para os vizinhos. Era natural a convivência harmoniosa na urgência. Chegava uma visita inesperada e não se tinha tempo para sair e dar um pulo no mercado. Então batia-se na porta ao lado e dificilmente alguém recebia um não.

      Com a insegurança atual, o máximo que Fabrício testemunha na vida adulta é vizinho gritando para baixar a música, chamando a polícia ou denunciando os outros nas reuniões de condomínio.

      Fabrício e a mulher, Beatriz, estavam jantando, num sábado, quando a campainha do apartamento deles tocou. Fabrício já se encontrava receoso, tanto que tratou de criticar e expelir o veneno pela boca:

      – Quem veio nos incomodar e estragar a paz do final de semana?

      Beatriz, ao contrário do marido, abriu a porta com generosidade:

       – Como posso ajudar, querida?

      Uma senhora do apartamento do andar de cima, Dona Lúcia, vinha solicitar um abajur emprestado. Beatriz não estranhou o pedido nem hostilizou a necessidade da vizinha. Foi ao quarto e, imediatamente, trouxe o objeto.

      – Não tenha pressa de devolver.

      Fabrício ainda se sentia irritado com a cara de pau da vizinha e ficou desconfiado com o destino do empréstimo. Não quis se meter no assunto, embora considerasse que Beatriz tinha sido ingênua ao emprestar o abajur. Logo mais estariam pedindo o sofá, as cortinas, a máquina de lavar, as cadeiras, o fogão, a geladeira... Não teria fim a ciranda de favores.

      Entretanto, no dia seguinte a vizinha voltou com o abajur e mais um vaso com flores muito perfumadas para retribuir a gentileza de Beatriz. Quando Fabrício olhou para as flores no centro da mesa, sentiu o perfume em seu rosto. Arrependeu-se de pensar e desejar o pior, pensando no quanto a confiança é perfumada.

(Fabrício Carpinejar. Amizade é também amor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. Adaptado)

No trecho “... a vizinha voltou com o abajur e mais um vaso com flores muito perfumadas...”, a palavra destacada expressa circunstância de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → “... a vizinha voltou com o abajur e mais um vaso com flores muito perfumadas...”

    >>> temos um advérbio de intensidade ligado a um adjetivo, lembrando que os advérbios modificam: um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito: letra B

    Temos um advérbio intersificador ligado a um adjetivo.

  • Vunesp tá estranha... Comecei a acertar questões

  • ADV INTENSIDADE: apenas, assaz, bastante, bem, demais, de pouco, de todo, deveras, mais, mal, menos, muito, pouco, quanto, quão, quase, tanto, tão.

    Exemplos:

  • tipo para acertar a questão, 1 segundo para começar a ler a questão e em seguida rapidamente já pula para a palavra em negrito e mais 1 segundo pra ver as alternativas e ver que é INTENSIDADE, E bummmmm, seleciona a questão em menos de 6 segundos.

  • Gabarito B

    Muito: advérbio de intensidade.

  • Gabarito: B

    Circunstância de intensidade: bastante, bem, mais, menos, pouco etc.

  • prova pra cavar buraco. vejam hahahaha

  • Esta questão requer conhecimento sobre advérbios e seus valores semânticos, ou seja, as circunstâncias que eles expressam.

    No trecho “... a vizinha voltou com o abajur e mais um vaso com flores muito perfumadas...", a palavra destacada é um advérbio porque modifica o adjetivo “perfumadas", trazendo-lhe uma circunstância de intensidade. Está intensificando o perfume dessas flores.

    Gabarito da professora: Letra B.