SóProvas


ID
3085957
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


O princípio da unidade estabelece a necessidade de que todas as receitas e despesas estejam previstas na lei orçamentária anual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    1. Princípio da Unidade: Este princípio determina que o orçamento público seja materializado em uma única peça (documento). Objetiva facilidade o controle e transparência do assunto orçamentário. O orçamento deve consistir numa demonstração financeira única, onde devem estar claras as origens (receitas) e destinações (despesas) dos recursos para aquele determinado período.

  • Gabarito "errado"

    Princípio da unicidade - cada ente deve possuir apenas um orçamento, sendo este dividido em diversos documentos (PPA, LDO e LOA). Apesar de existir diversos documentos, eles devem OBRIGATORIAMENTE serem compatibilizados entre si.

    Peço encarecidamente, por obsequio, que se alguém possuir provas da banca MSM Consultoria & Projetos LTDA que me envie. Por favor !!!! hanny.caroline@hotmail.com

  • Enquanto o Princípio da Unidade se refere que deve apenas existir um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro, o Princípio da Universalidade está ligado a ideia de o orçamento conter todas as receitas e todas as despesas da Administração.

    Lei n.º 4.320/64:

    (...)

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. (...)

  • Princípio da unidade: deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    x

    Princípio da universalidade: todas as receitas e todas as despesas governamentais devem fazer parte do orçamento, sem qualquer exclusão.

  • PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE - princípio orçamentário clássico segundo o qual todas as receitas e todas as despesas devem ser incluídas na lei orçamentária.

    Art. 165, § 5º, CF - a LOA de cada ente federado deverá conter

    TODAS A RECEITAS E DESPESAS

    de todos os poderes,

    órgãos,

    entidades,

    fundos e

    fundações instituidas e

    mantidas pelo Poder Público.

    PRINCÍPIO DA UNIDADE OU TOTALIDADE - Princípio orçamentário clássico,

    segundo o qual o orçamento de cada pessoa jurídica de direito público,

    de cada esfera de governo

    (União, Estados ou Municípios),

    deve ser elaborado com base numa mesma política orçamentária,

    estruturado de modo

    uniforme e contido

    em uma única peça (documento),

     condenáveis todas as formas de orçamentos paralelos.

  • GABARITO: ERRADO

    Princípio da Unidade: O orçamento deve ser uno, uma só peça. Assim, não poderão coexistir diferentes orçamentos para um mesmo ente da federação.

    Fonte: GRAN CURSOS ONLINE.

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    Primeiramente, vamos compreender os conceitos dos princípios da unidade e da universalidade.

     

    O princípio da unidade é aquele que determina que SOMENTE UM ORÇAMENTO DEVE EXISTIR para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. 

    Por sua vez, o princípio da universalidade é aquele que determina que a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais.

    Logo, o princípio da UNIVERSALIDADE (e não o da unidade) estabelece a necessidade de que todas as receitas e despesas estejam previstas na lei orçamentária anual.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • O princípio da unidade estabelece que deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro. A questão inseriu a conceituação do princípio da universalidade, o qual estabelece que todas as receitas e todas as despesas governamentais devem fazer parte do orçamento, sem qualquer exclusão.