a) orçamento de caixa.
CORRETO. Orçamento de caixa é a previsão para um determinado período futuro do fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa. Incluem-se nesta previsão todos os ativos de liquidez imediata: dinheiro em caixa, saldos disponíveis em bancos e aplicações a curto prazo em Letras do Tesouro Nacional (por serem de liquidez imediata).
b) orçamento operacional.
ERRADO. Orçamento Operacional: composto pelas fases de projeção para a apuração do resultado do período, sendo elas: Orçamento de receita; Orçamento de custos, tanto para indústria, comércio ou empresas de serviços; Orçamento de despesas (Opex); Orçamento de resultado (DRE).
c) orçamento financeiro.
ERRADO. Orçamento Financeiro: composto pelas fases de projeção que evidenciam os impactos das decisões da empresa em sua situação financeira, ou seja: Orçamento de capital (Capex); Orçamento do fluxo de Caixa; Orçamento do balanço patrimonial;
d) demonstração de origens e aplicações de recursos.
ERRADO. a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, superior a R$ 1.000.000,00 (limite este atualizado pela Lei nº 9.457/97). A DOAR indica as modificações na posição financeira da companhia. A partir de 01.01.2008, a DOAR foi extinta, por força da Lei 11.638/2007, sendo obrigatória para apresentação das demonstrações contábeis encerradas somente até 31.12.2007.
e) demonstração de resultado.
ERRADO. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um demonstrativo contábil obrigatório que resulta no confronto de Receitas e Despesas do período determinando se houve lucro ou prejuízo para a companhia.
Gabarito: Letra A