SóProvas


ID
3086899
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Agência da ONU insta países das Américas

                                   a livrar continente da malária


      O Paraguai foi certificado por ter eliminado a malária de seu território em junho deste ano. A Argentina está trilhando o caminho para obter sua certificação em 2019. Belize, Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Suriname têm o potencial de alcançar a eliminação até 2020. Outros países, no entanto, registraram aumento no número de casos, o que põe em risco a consecução das metas de redução e eliminação da doença na região até 2030.

      No Dia de Luta contra a Malária nas Américas (6 de novembro), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) insta os países da região a tomar medidas urgentes para conter o aumento de casos, manter as conquistas e libertar o continente da doença que, durante o último século, foi a principal causa de morte em quase todas as nações do mundo.

      “A eliminação da malária está mais próxima do que nunca”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. No entanto, ela também advertiu que “não podemos confiar nem relaxar nas ações já tomadas”. “Os esforços devem ser intensificados onde a incidência da doença aumentou”, acrescentou.

      Desde 2015, os casos de malária nas Américas aumentaram em 71%; 95% do número total destes casos estão concentrados em cinco países, principalmente em áreas específicas onde os esforços contra a doença estão enfraquecidos. Muitos dos afetados são populações indígenas, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, trabalhadores mineiros e migrantes.

      “Se queremos eliminar a malária, precisamos melhorar o investimento e ampliar o acesso a prevenção, diagnóstico e tratamento oportunos da doença em comunidades onde a maioria dos casos está concentrada”, afirmou Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde na OPAS.

(Agência da ONU insta países das Américas a livrar continente da malária. ONU Brasil. https://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-insta-paises-das-americas-a-livrar-continente-da-malaria/amp/. 06.11.18. Acesso em 07/11/2018)

As informações do texto permitem afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) o aumento no número de casos de malária nas Américas adiou em definitivo a expectativa de eliminação da doença na região até 2030. → o aumento de casos coloca em risco, ou seja, não é definitivo ainda.

    B) o registro no aumento recente de casos de malária ficou restrito a cinco países do continente americano. → incorreto, visto que está concentrado em 5 países, o quê nos faz entender que há outras países também, mas a concentração é em cinco.

    C) apesar de sua eliminação em alguns países, a malária vem registrando aumento de casos no continente americano. → correto, conforme o texto: Desde 2015, os casos de malária nas Américas aumentaram em 71%; 95% do número total destes casos estão concentrados em cinco países, principalmente em áreas específicas onde os esforços contra a doença estão enfraquecidos.

    D) as ações adotadas para combater a malária nos países americanos, de modo geral, têm se mostrado ineficazes. → incorreto, visto que o texto mostra uma enorme eficâcia em diversos países do continente americano.

    E) os focos de malária em alguns países americanos impedem que outras nações da região alcancem metas nacionais de eliminação da doença. → não impedem, mais causam a possibilidade, tem risco.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺