SóProvas


ID
3088486
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sinal indicativo de crase está empregado em conformidade com a norma-padrão em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) “Correlação não é causa” é um mantra que já foi ensinado à uma série de estudantes. → foi ensinado a alguém (preposição), porém já temos o artigo indefinido "uma" presente, logo não há o artigo definido "a" para que se forme a crase.

    B) Há quem observe o canto do galo e o nascer do sol à partir de uma relação de causalidade. → temos um verbo "partir", não há crase antes de verbo, o correto seria: a partir de...

    C) O livro de Pearl e Mackenzie diz respeito à técnicas que permitem resolver questões de causalidade. → diz respeito a alguma coisa (preposição), porém o termo está no plural, logo é acompanhando pelo artigo definido "as", o correto seria: às técnicas.

    D) Será que o surgimento desta onda de calor pode ser atribuído à influência do aquecimento global? → correto, atribuído a alguma coisa (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "influência", formando, dessa forma, a crase.

    E) Talvez o livro seja útil à quem busca resposta para questões relativas ao tratamento de certas doenças. → seja útil a alguém (preposição), porém não temos o artigo definido "a" antes do pronome "quem", logo não deveria ter crase, somente a preposição presente: útil a quem...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Restando apenas a D como correta

  • "A partir de" não seria uma locução de base feminina?

  • Letra D

    Crase: à partir de OU a parte de?

    Trata-se de uma locução prepositiva formada pela preposição “a”, pelo verbo “partir” e pela preposição “de”. E a regra é clara: não se usa crase diante de verbos!

    A partir de” pode significar também algo que tem como base uma informação.

  • Antes de CUJA e QUEM crase NÃO TEM

  • Atribuir é verbo transitivo direto e indireto. Quem atribui atribui algo a alguém.

  • Gabarito: D

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa).

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural. 

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!