SóProvas


ID
308857
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I. Um gateway é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão ou mesmo traduzir protocolos.
II. Roteadores e firewalls são exemplos de gateways, uma vez que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede.
III. Um proxy pode ser interpretado como um gateway.
IV. A função de um gateway é ter acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, de modo a evitar um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local.
V. Cabe aos gateways traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário e, também, traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gateway está mais para uma função do que para um equipamento. Vários equipamentos podem exercer esta função.

    Exemplo de funções de gateway
    Quando configuramos uma rede precisamos dizer para qual equipamento devemos encaminhar nossos pacotes IPs caso o destinatário não esteja na mesma rede. Neste caso, configuramos um default-gateway, geralmente um roteador na borda lógica da rede

    Em algumas empresas, o acesso a sites HTTP precisa passar por um computador que irá fazer cache, aprovar, rejeitar e/ou gravar os acessos realizados. Este é o proxy. Nesta função de controlador de borda de acesso HTTP ele é também um Gateway. Existem equipamentos fechados (roteadores, por exemplo) que englobam a função de proxy/gateway. No entando, em redes menores, o proxy é um outro computador com duas placas de rede (uma com IP interno e outra com o IP externo) rodando um software (por exemplo, Microsoft ISA Server ou Linux Squid)

    Um firewall também pode ser considerado um gateway. Note que ele também exerce uma função de controlador de borda.

    No item IV fala-se de linhas de transmissão de maior débito. De fato, a linha externa ao gateway de borda da rede é uma linha contratada com alguma operadora de telefonia. Esta operadora é proprietária da rede que interligará a sua rede às outras redes na internet. Essa rede de interligação pode ser PPP, MPLS, Frame Relay, etc... São tecnologias muito mais caras do que a rede LAN usada internamente nas empresas. Portanto, o gateway pode ser um controlador de uso de redes de transmissão de maior débito.

    Por fim, o gateway é um tradutor nato. Ele recebe frames e pacotes de redes WAN (PPP, MPLS, Frame Relay, etc...) e converte para o formato da rede interna (geralmente, Ethernet) e vice-versa.
  • O q de fato eh 1 gateway ainda eh 1 grande misterio, pq cada banca tem uma definiçao. Na definiçao classica, gw eh todo equipamento q iterliga redes distintas, e q opera em todas as camadas da arquitetura TCP/IP.
    Nesse caso, 1 simples hub pderia ser considerado 1 gateway, se interligar, digamos, uma rede ethernet com uma q use fibra otica, assim cmo 1 roteador tbm pde ser considerado gateway se interligar 1 rede ethernet com uma token ring.
    Porem, se o dito roteador não ligar duas redes de arquiteturas distintas, por exemplo, se interligar duas ethernets, ele nao eh considerado gateway.
  • Tirado idêntico da Wikipedia 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gateway