SóProvas


ID
308866
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um das facilidades que mais contribuem para o crescimento da Internet é a possibilidade de referenciar seus domínios por cadeias alfanuméricas, como por exemplo: www.mec.gov.br. Essa facilidade é proporcionada por um sistema hierárquico formado por um conjunto integrado de servidores de nomes (DNS). Relativamente a esse sistema, considere as seguintes afirmativas:

I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.
IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
    CORRETO. Posso ter um primário e diversos secundários prontos a assumir a função do primário em caso de indisponibilidade ou, também, serem usados na distribuição de carga.

    II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
    A requisição poderá ser respondida pelo secundário. Afinal de contas, essa é uma de suas principais funções: prover resiliência

    III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.

    Exato. Correspondem às entradas NS e MX
    MX
    Descrição : Mail exchanger (MX): Fornece informações utilizadas pelos servidores de e-mail, para o roteamento de mensagens. Cada host definido em um registro MX deve ter um correspondente registro do tipo A em uma zona válida, no servidor DNS.

    Exemplo:

    example.microsoft.com.     MX 10 mailserver1.example.microsoft.com

    Nota : O número de dois dígitos após o MX, é um indicativo da ordem de preferência quando mais de um registro MX é configurado na mesma zona.

    NS
    Descrição : É utilizado para relacionar um nome DNS com o seu dono, ou seja, o servidor que é a autoridade para o nome DNS. Ou em outras palavras, o servidor DNS onde está a zona primária associada ao nome.

    Exemplo:
    example.microsoft.com.     IN NS nameserver1.example.microsoft.com

    IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.
    As informações do DNS estão distribuídas. Essa é a grande sacada do DNS: permitir que a cada domínio controle suas próprias traduções de nome sem necessidade de um banco centralizado e, consequentemente, desatualizado
  • Pra mim só poderia ter 1 DNS secundário...
  • Revisar esta questão pois está com gabarito errado e a opção IV está ausente!
  • GABARITO C:

    I. CORRETO. Mas cuidado para não confundir servidor primário com domínio primário (.)... servidores podem ser primários (tabelas de configuração de DNS local), secundário (recebe atualização do primário, podendo haver mais de um) ou cachindg-only (somente realiza cache).

     

    Bons estudos!

  • O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio) é um sistema com uma base de dados hierárquica, distribuída para resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

    Como funciona? Sempre que o computador solicita a conexão com um recurso pelo nome, ou seja, pelo endereço de internet, esta solicitação é encaminhada a um computador que faz parte do Sistema de Nomes de Domínios (Servidor DNS), é verificado em sua base de dados se este domínio solicitado existe, caso exista, ele retorna ao computador solicitante o endereço IP que está associado ao domínio solicitado e a conexão com o recurso é estabelecida, tudo isso em frações de milésimos de segundo.

    Podemos sempre definir para um domínio um servidor DNS principal e outros servidores como secundários, tornando assim eficiente a busca do domínio e nos garantindo que na falta de um servidor, seja ele primário ou não, este nome de domínio será resolvido. Item I correto e II errado.

    Os servidores DNS são responsáveis por responder questões sobre um domínio, questões que definem endereços de hospedagem, e-mail, FTP, etc. Item III correto.

    Como o registro de domínios no mundo é muito extenso, é quase que impossível o gerenciamento desta lista em uma única base de dados.

    Imagine todos os computadores do mundo pesquisando em um único lugar, com certeza a demora em resoluções de nomes seria enorme, e se este servidor apresentasse algum problema? Bummm!! A internet não funcionaria.

    Para resolver estes e outros problemas, temos no mundo 13(treze) servidores DNS raiz, destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa e para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. Item IV errado.

    Portanto, gabarito letra "C"