Cisticercose: acontece no homem quando este faz o papel de hospedeiro intermediário ao ingerir ovos de Taenia solium presentes em água ou alimentos contaminados
Histoplasmose: causada pela inalação de esporos do fungo Histoplasma capsulatum presentes em fezes de aves e morcegos contaminados. A doença não é contagiosa, exceto em raros casos associaddos à contração sexual onde os parceiros tenham lesões na genitália, ou então em transplantes ded órgãois infectados. É uma ddoença oportunista que pode causar complicações em pacientes imunossuprimidos.
Criptococose: é a doença do pombo, cosmopolita, característica de grandes centros urbanos. É causada pelo Criptococcus neoformans e Criptococcus gatti, presentes nas fezes dos pombos. O contágio se dá pela inalação dos esporos destes fungos.
Toxoplasmose: causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, tem como hospedeiros definitivos os felinos, que eliminam atraves das fezes oocistos não esporulados, que no ambiente se transformam em oocistos esporulados infectantes. Outras formas de contágio são a ingestão de carne crua ou mal passada contendo cistos con bradizoítos, e também através da placenta, pela passagem de taquizoítos da mãe para feto.