SóProvas


ID
3089974
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Paulistana - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os trechos abaixo do texto de Santos (2006), se referem à:


[…] definida como o regime de cooperação que se realiza entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, que se faz por meio de trocas e visando o enriquecimento mútuo (…) parte do princípio de que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, capaz de dar conta de uma determinada realidade. O diálogo com formas variadas de saberes como o saber tácito, o intuitivo, o saber popular, o saber informal, o saber do inconsciente é estimulado de modo a deixar-se interpenetrar por elas. Ela se realiza por meio de uma “relação de reciprocidade, de mutualidade, ou, melhor dizendo, um regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os interessados, dependendo basicamente de uma atitude cuja tônica primeira será o estabelecimento de uma intersubjetividade” (1999: 31) […] (SANTOS, 2006).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A interdisciplinaridade é definida como o regime de cooperação que se realiza entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, que se faz por meio de trocas e visando o enriquecimento mútuo. Surge como uma crítica a uma educação fragmentada e encastelada no interior da escola, reprodutora de tradições e oposta às práticas inovadoras. Nesse sentido, ela estimula os movimentos da ciência e da pesquisa, dos processos de ensino e aprendizagem e pode favorecer a eliminação do hiato existente entre a formação escolar e a atividade profissional. ?É condição de volta ao mundo vivido e recuperação da unidade pessoal, pois, o grande desafio não é a reorganização metódica dos estudos e das pesquisas, mas, a tomada de consciência sobre o sentido da presença do homem no mundo? (FAZENDA, 1996: 40-41 e JAPIASSU apud FAZENDA, 1996: 42).  

    >>> Fonte: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/A-interdisciplinaridade-como-eixo-articulador-do-ensino-m%C3%A9dio-e-ensino-t%C3%A9cnico-de-n%C3%ADvel-m%C3%A9dio-integrados.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Multidisciplinaridade Segundo (Bruscato et al, 2004) o trabalho da equipe multidisciplinar visa avaliar o paciente de maneira independente e executando seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. Logo, não há um trabalho coordenado por parte dessa equipe e uma identidade grupal. O médico, em geral, é responsável pela decisão do tratamento, e os outros profissionais vão se adequar a demanda do paciente e as decisões do médico referente a este;

    Interdisciplinaridade

    A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde. (Campos,1995).

    transdisciplinaridade

    A transdisciplinaridade se preocupa com uma interação entre as disciplinas, promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, visa cooperação entre as diferentes áreas, contato entre essas disciplinas (IRIBARYY, 2003).

    Pluridisciplinaridade

    A Pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.