SóProvas


ID
3090175
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            Dormindo com o inimigo

    Qualquer imóvel fica pequeno quando se mora com alguém mal-humorado. Esse alguém pode sermarido, mulher, filho, filha, sogra – não importa. O mau humor atravessa paredes, fica impregnado nas cortinas, embaça os vidros da casa. A sensação é de que o mal-humorado está em todos os cômodos. Só com muita paciência – e uma reserva considerável de bom humor – é possível dividir uma casa (e a vida) com alguém assim.

    Josélia sabe disso melhor que ninguém. Primeiro enfrentou a mãe. Passou a infância e a adolescência ouvindo a mãe reclamar. Tudo para ela estava ruim.

     Há pouco tempo, Josélia estava voltando de uma fazenda quando passou por uma situação difícil: o carro atolou. O irmão dela, que dirigia, fez de tudo para desatolar o carro, mas a mãe deles, num de seus ataques de mau humor, tirou o sapato e jogou no filho.

    Josélia saiu de casa aos dezoito anos para se casar, mas descobriu logo que havia arrumado um marido pior que a mãe dela. Não sabe se é destino, mas sua vida é se exercitar para acompanhar gente mal-humorada.

(Leila Ferreira. A arte de ser leve. São Paulo: Globo, 2010. Adaptado)

Conforme o texto, a maneira como Josélia convive com o mau humor das pessoas mais próximas demonstra

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    →  Josélia saiu de casa aos dezoito anos para se casar, mas descobriu logo que havia arrumado um marido pior que a mãe dela. Não sabe se é destino, mas sua vida é se exercitar para acompanhar gente mal-humorada.

    >>> ou seja, ela acaba convivendo com o mau humor diariamente, exercitando-se, aceita-o em sua vida.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em minha opinião, o texto não nos mostra informações suficientes para auferir a possível aceitação da personagem.

  • Creio que não há elementos suficientes para afirmar uma "aceitação". Poderíamos interpretar o ato de sair de casa para se casar como "indignação", ou "inconformismo" com o mau-humor da mãe.

  • Na minha humilde opinião, ela saiu de casa para se casar. Afirmar mais que isso seria extrapolação.

    Gab: D

  • gabarito: D

    leiam o final do primeiro paragrafo e o final do ultimo paragrafo

  • já que ela saiu de casa para se casar e "se livrar da mãe", a mesma está conformada com a situação? O texto nao trás elementos suficientes para concluir isso