SóProvas


ID
3090235
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A “independência” da região foi aprovada em um referendo em 1º de outubro, que teve participação de menos da metade do eleitorado da região – com a maioria dos que votaram pedindo pela separação. A votação não foi reconhecida pelo governo central. O presidente da região chegou declarar a independência e depois suspendeu seus efeitos para negociar com o governo central.

(Terra – goo.gl/VuJPSZ. Acesso em 28.01.2018. Adaptado)


A notícia refere-se à tentativa de independência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A "independência" catalã foi aprovada em um controverso referendo em 1º de outubro, que teve participação de menos da metade do eleitorado da região ?com a maioria dos que votaram pedindo pela separação. A votação não foi reconhecida pelo governo espanhol. Semanas atrás, Puigdemont chegou declarar a indenpendência e depois suspendeu seus efeitos para negociar com o governo.

    >>> Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Há, no continente europeu, uma série de movimentos separatistas que se relacionam com etnias, povos, culturas e línguas de longínqua formação, anterior à estruturação dos chamados “Estados Nacionais". Na verdade, muitos Estados que na arena internacional se apresentam como “nacionais" são, na verdade, plurinacionais. O caso mais claro é o da Rússia, que abriga ao menos 40 nacionalidades diferentes em seu território sendo a nação russa a majoritária. A questão pede que seja apontada uma recente questão nacionalista na Europa. Uma região que votou pela sua independência em 2018. Não há exatamente como “explicar" as alternativas incorretas. É uma questão de memorização.

    A) INCORRETO - A Escócia votou contra a separação do Reino Unido em 2014.

    B) INCORRETO – Além da Cashemira não ser na Europa e sim na Ásia (entre Índia e Paquistão), a situação ainda não foi solucionada. E não esteve em pauta no parlamento da Índia.

    C) INCORRETO – Flandres faz parte da Bélgica. Não houve debate no parlamento belga acerca da região.
    D) CORRETO – a luta da Catalunha pela autonomia não é nova. Ela, assim como outras regiões do Estado espanhol, tem identidade própria e pretende ser um Estado nacional soberano.

    E) INCORRETO- Embora existam dois partidos separatistas na Sicília.

    RESPOSTA : ALTERNATIVA D