Há, no continente europeu, uma série de movimentos separatistas que se relacionam com etnias, povos, culturas e línguas de longínqua formação, anterior à estruturação dos chamados “Estados Nacionais". Na verdade, muitos Estados que na arena internacional se apresentam como “nacionais" são, na verdade, plurinacionais. O caso mais claro é o da Rússia, que abriga ao menos 40 nacionalidades diferentes em seu território sendo a nação russa a majoritária.
A questão pede que seja apontada uma recente questão nacionalista na Europa. Uma região que votou pela sua independência em 2018. Não há exatamente como “explicar" as alternativas incorretas. É uma questão de memorização.
A) INCORRETO - A Escócia votou contra a separação do Reino Unido em 2014.
B) INCORRETO – Além da Cashemira não ser na Europa e sim na Ásia (entre Índia e Paquistão), a situação ainda não foi solucionada. E não esteve em pauta no parlamento da Índia.
C) INCORRETO – Flandres faz parte da Bélgica. Não houve debate no parlamento belga acerca da região.
D) CORRETO – a luta da Catalunha pela autonomia não é nova. Ela, assim como outras regiões do Estado espanhol, tem identidade própria e pretende ser um Estado nacional soberano.
E) INCORRETO- Embora existam dois partidos separatistas na Sicília.
RESPOSTA : ALTERNATIVA D