SóProvas


ID
3090313
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sociedade escrava das aparências


        A mistura de indelicadeza e discriminação social foi tema de uma reportagem feita pela jornalista Helenice Laguardia. Durante dois dias, ela visitou 27 lojas de shoppings sofisticados de Belo Horizonte: no primeiro, vestida com uma calça de moletom, uma camisa masculina e chinelos; no segundo dia, “fantasiada” de madame, com vestido de tecido fino e usando joias.


        No primeiro dia, Helenice ia ao banheiro várias vezes para chorar e se acalmar. Foi ignorada, humilhada e muito observada por seguranças. Alguns vendedores riram dela, outros fizeram perguntas agressivas ou até mesmo ofensivas, e muitos simplesmente fingiram que ela não estava ali. Em nenhuma das 27 lojas ela encontrou uma demonstração de gentileza.


        No segundo dia, porém, com roupas de madame e sem ser reconhecida pelos vendedores, Helenice recebeu tratamento excelente, não teve que esperar para ser atendida, viu produtos que na véspera estavam “em falta”, ouviu elogios, tomou café e saiu dos shoppings morrendo de raiva, sentindo-se pior do que no dia anterior. Ela não sabia que as pessoas eram capazes dessa crueldade. Por mais que tivesse consciência de tudo o que acontece no mundo, ela não enxergava essa maldade. Viu que as pessoas valem pelo que vestem, que é tudo um grande teatro, uma grande ilusão. Ela não culpa os vendedores, o que Helenice questiona são os valores de uma sociedade escrava das aparências, em que as pessoas tratam bem apenas quem interessa a elas.


(Leila Ferreira. A arte de ser leve. São Paulo: Globo, 2010. Adaptado) 

O acento indicativo da crase está empregado conforme a norma-padrão da língua portuguesa em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Ela dedicou-se à uma profissão difícil, mas que amava muito ? crase incorreta antes do artigo indefinido "uma", o correto é somente o uso da preposição (=a uma).

    B) Quando ela usou às melhores roupas, foi muito bem tratada ? usou alguma coisa (=verbo transitivo direto, o qual não está regendo uma preposição para que a crase seja formada); o correto é somente o artigo definido "as" (=as melhores).

    C) O atendente dirigiu-se à jornalista com bastante desrespeito ? dirigiu-se a alguém (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "jornalista" (=crase).

    D) A reportagem foi feita à fim de mostrar a discriminação social ? incorreto, "fim" é um substantivo masculino e não é acompanhando de artigo definido "a", o correto é somente a preposição "a" presente (=a fim de).

    E) A jornalista estava disposta à falar a verdade na entrevista ? crase incorreta antes de verbo, o correto é somente o uso da preposição "a" (=a falar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    O atendente dirigiu-se à jornalista com bastante desrespeito.