SóProvas


ID
3090358
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a notícia de 05 de novembro de 2017.


Milhares de pessoas deixam o país em crise em busca de uma nova vida no Brasil, especialmente no estado de Roraima, que pediu ajuda ao governo do presidente Michel Temer para lidar com o fluxo de milhares de pedidos de refúgio em 2017.


(UOL – goo.gl/uaoRjP. Acesso em 27.01.2018. Adaptado)


O Brasil e, principalmente, o estado de Roraima, tem recebido milhares de pedidos de

Alternativas
Comentários
  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. O texto associado aborda notícia sobre a movimentação de migrantes na fronteira Norte do Brasil e o enunciado questiona qual sua procedência.

    A) O fluxo de imigrantes dessa nacionalidade coincidiu com o período em que o Brasil liderou a missão de paz das Nações Unidas encerrada em 2017. Além disso os haitianos entravam no Brasil na maioria das vezes pelo Acre vindos do Caribe sem passar por Roraima.  
    B) Bolivianos migram para o Brasil pela ampla fronteira seca entre os dois países que abrange os estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 
    C) Argentinos não migram em massa para o Brasil e se o fizessem seria pelos estados da Região Sul.

    D) Paraguaios não formam um enorme contingente populacional de migrantes para o Brasil e o maior fluxo de pessoas desta nacionalidade ocorre pela famosa fronteira no Paraná. 

    E) Roraima possui a fronteira com a Venezuela de maior circulação de pessoas, por onde tem passado grande fluxo de migrantes venezuelanos que migram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. 

    Gabarito do professor: E)