-
GABARITO: LETRA E
A) O preço da justiça está no canhoto do meu talão de cheque; → visão negativa, mostrando que ela está diretamente relacionada com quem tem dinheiro, ou seja, funciona somente para os ricos.
B) O preço da justiça é a eterna publicidade; → visão negativa, mostrando que a justiça quer ser "vista", que ela necessita ser divulgada.
C) Saia do caminho da justiça, pois ela é cega; → visão negativa, mostra que a justiça não atinge todos na mesma proporção.
D) Existem três tipos de justiça: a boa, a ruim e a baiana; → visão negativa, principalmente por dizer que a justiça é "baiana", faz um analogismo a ela ser lenta, conforme essa visão deturpada que a sociedade tem dos baianos.
E) Justiça seja feita, independentemente dos criminosos. → visão positiva e nossa reposta, mostra que a justiça atinge todos, sem distinção.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Só atítulo de conhecimento essa questão foi anulada, devido ao sentido pejorativo quanto ao povo Baiano explicada pelço colega abaixo
Seguimos
-
A questão da discórdia!
Foi anulada
No último domingo (15), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou prova de concurso público, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O conteúdo de uma das questões, no entanto, apresentou nítido caráter pejorativo, que macula a imagem, não só deste Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), como a de todo o Poder Judiciário Nacional.
Desta forma, o Tribunal de Justiça da Bahia repudia veementemente o lamentável ocorrido, ao tempo em que afirma que adotará as medidas que entender necessárias à justa reparação.
-
" visão deturpada que a sociedade tem dos baianos"
Eu nunca tive essa visão! Nem sabia q eram considerados lentos como estão falando por ai depois da prova.
Essa questão é uma palhaçada! Falta de respeito!
-
Sobre a questão D, a frase original é "No Brasil, costuma-se dizer que existem três tipos de Justiça: a boa, a ruim e a da Bahia", quem disse isso foi o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, eleito para a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, em 2001, vencendo o candidato supostamente apoiado por ACM.
A FGV ou quem elaborou a prova precisa incluir as fontes das frases para não se comprometer e ter a questão anulada por "falta de respeito", sinceramente não entendi o motivo de ficarem ofendidos, se justamente quem disse isso foi um deles (TJBA).
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1012200113.htm e (Fonte: Revista Veja, 19 de dezembro de 2001 – ANO 34 – Nº 50 – Edição 1731 – Veja Essa / Por Julio Cesar de Barros – “As pérolas são compiladas e coletadas da imprensa e da TV e recolhidas pelos jornalistas de VEJA” – Pág: 36/37)
-
-
Gabarito: E
Mano na moral... não entendi a polêmica... Se a questão pergunta qual o sentido positivo, é claro que as alternativas teriam visões negativas. A da justiça baiana é uma dessas visões negativas e pejorativas, óbvio (bem ridículo pra falar a verdade. Mas a banca não está legitimando essa visão mas sim afirmando que é uma visão ruim. Enfim...
-
Que bom que mexeu com o TJBA, tomara que todos tribunais sigam o movimento e não contratem mais essa banca imunda pra realizar provas, que são de alto nível.
-
E
-
Cara!!! Viajo mais que a FGV.. kkkkkk
Marquei a Letra C - "Saia do caminho da justiça, pois ela é cega;"
Pensei que, por ser cega, ela julgaria o caso independente da pessoa, e seria a mais justa possível, mas ela deve ser surda também, daí ela não vê e nem escuta! kkkkkkkkkkkkkkk
Chega de loucura por hj! rsrsr
-
Marcelo Rangel, eu pensei igual a você.
-
Essa prova do TJ esculhambando o Judiciário rs... Que doideira. Crítica atrás de crítica.
-
Tinha que anular a banca, não só a questão.
Gab inicial: E
-
Depois da descoberta do esquema de venda de vereditos na Justiça baiana, até que a frase da letra D fez um pouco de sentido. Palpite de sorte ou já havia fama do esquema no mundo dos boatos judiciários?
-
E. Justiça seja feita, independentemente dos criminosos. correta
-
Alguém precisa interditar esse português da FGV meu deus
-
gabarito E
resolução
https://youtu.be/lzvhjRhHn8M?t=822
fonte: Resolução Prova TJ-CE - Cargo Técnico Judiciário - Professora Adriana Figueiredo
-
Sou baiana, devagar e sempre! O importante é não parar ;]
-
Discordo do gabarito, pois, na alternativa E, não há uma visão positiva da justiça e sim um desejo de que a justiça seja feita
Gabarito oficial: E
-
"Mas a banca não está legitimando essa visão mas sim afirmando que é uma visão ruim. Enfim..."
Vanessa Santos
26 de Outubro de 2019 às 18:05
-
A alternativa E está correta pois diz que a justiça deve ser neutra e imparcial com qualquer um; deve ser feita independentemente dos criminosos, sejam eles pobres ou ricos. Essa é uma visão positiva da justiça.
Bons estudos!
-
Nada a ver falar do povo baiano... a banca foi muito infeliz!
-
medo de responder questões tão simples na FGV.
-
Quer uma banca egocêntrica, preconceituosa, prepotente e injuriosa? Está aí ...
a famigerada FGV;
-
A política do cancelamento pegou em cheio esse examinador.
-
A - justiça "barata"
B - justiça que "aparece demais"
C - justiça "cega" (só enxerga aquilo que ela quer)
D - justiça boa, ruim e a baiana(o texto quis referenciar o termo "baiana" com preguiçosa)
GAB E
-
Duas opções poderiam gerar dúvidas: a letra C (Saia do caminho da justiça, pois ela é cega) e a E (Justiça seja feita, independentemente dos criminosos.).
Na C, dá-se a entender que devemos fugir da justiça, não ficando no seu caminho. Isso transmite uma ideia de uma justiça que persegue, e não acolhe.
Já na E, dá-se a entender que a justiça trata todos os criminosos de forma coerente, sem privilegiar uns ou outros por razões indevidas.
Resposta: Letra E
-
Achei que fosse uma piada do Léo Lins, pesada! kakaka
-
muito bonito, FGV!
-
Eis que descobrem que o Leo Lins elabora questões pra FGV kkkkkkkkkkkkkkkk
-
vaidade não é positiva.
-
letra E
A JUSTIÇA É PARA TODOS, INCLUSIVE PARA OS CRIMINOSOS. Afinal, todos temos direito à justiça.
-
3 tentativas, 3 erros (: