-
GABARITO: LETRA A
→ “Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
>>> Primeiramente mais uma questão louca da FGV, por que ela não pode fazer questões normais??
>>> Meu ponto de vista é a letra "e" como correta, pregando que o autor é contrário à pena de morte, dizendo que a ausência deve começar pelos assassinos, eles param de matar e a pena de morte é abolida.; acerca da letra "a" não consigo justificar a resposta como correta.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! SIGAMOS FIRMES CONTRA A FGV!
-
concordo, questao completamente descabida, com um subjetivismo enorme q infelizmente vem caracterizando as questões da fgv
-
Não sei se viajei e acertei porque essa banca é uma viagem
Mas eu entendi assim: Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos a parar de matar para depois abolir a pena de morte.
-
Quem declarou, em qual momento, em qual contexto, em quais cincurstâncias?
-
Alguém conhece algum curso específico com o elaborador das questões de português da FGV??? Deve ser algum(a) maconheiro(a) Alucinado(a)... só pensando igual a ele pra gabaritar
-
errei, e não consegui entender uma justificativa para o gabarito ser A;
Solicitei comentários de professores... ;)
-
por segurança, melhor levar um cigarrinho do capeta pra fazer a prova, só assim pra entrar na mente do avaliador....CÉUS!!!
-
Gabarito: A
"Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
Na verdade, a frase é uma espécie crítica aos que são contrários à pena de morte. Como alguns defendem a abolição da pena de morte, o autor, sendo a favor, sugere que essa abolição comece pelos assassinos, o que jamais irá acontecer. É como se fosse uma espécie de ironia. Dessa forma, o pensamento do texto se mostra favorável à pena de morte e, ao mesmo tempo, faz uma leve crítica aos que defendem a sua abolição.
Entendi assim
-
Nao achei das mais absurdas da FGV não, n sei se é pq ja acostumei com as loucuras
Entendi assim: Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos a abolir a pena de morte!
Tipo, se querem acabar com a pena de morte, os assassinos deviam parar de matar para ela não ser mais necessária.
Logo, é um argumento favorável à pena de morte, pois isso não irá acontecer (os assassinos não vão parar de matar).
Gabarito Letra A
-
No meu sentir, letra "E" é mais adequada.
-
Pesquisei a frase no google. A frase foi dita pelo romancista francês Alphonse Karr, à época Victor Hugo era contra a pena de morte e ao ser questionado sobre isso Alphonse Karr respondeu: Existem muito poucos casos em que eu admito a dura necessidade da pena de morte; mas há alguns, talvez apenas um, em que a espada da justiça deve responder à adaga do assassino; a esse respeito, para abolir a pena de morte, direi: que comecem os assassinos". A frase foi encurtada com a tradução: Se queremos abolir a pena de morte, neste caso, que os assassinos comecem, ou seja, não haverá necessidade de lei para pena de morte se não houver assassinatos, ou quem tem que abolir a pena de morte são os assassinos. Se não matam não precisa deste tipo de pena para puni-los.
-
marquei a letra E e até agora não entendi o gabarito....
Gabarito da banca letra A
-
acho que os professores do qconcurso nao comentam nenhuma questão do FGV por medo, daí fica o pessoal inventando justificativa depois de ter visto a resposta
-
Não sei como essa banca pode ter algum mérito, Sempre o fantástico em questões "Cabulosas" pede opinião de algum professor da FGV, Nessa hora vemos que a FCC é o paraíso.
-
entendi da seguinte forma: o autor é favorável à aplicação da pena de morte, uma vez que os próprios criminosos (que é sobre quem incidiria a pena) matam os outros.
-
Questão com mais de 70% de erros... Já sei que a banca viajou e segue o jogo!
-
Fiquei 15 minutos nesta questão e continuo sem entender,como manter a sanidade fazendo rova da FGV?
Senhor nos acode!
-
Não consigo ver outro gabarito, senão o da letra E. Meu pai do céu, por que a FGV ainda atua em concursos públicos...
-
gab: A
Favorável, pregando que sua abolição deveria começar pela ausência de crimes de morte.
"Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
O pensamento encerra a ideia de que a abolição (extinção, fim) da pena de morte deveria começar com quem a pratica, nesse caso, os assassinos (habituados à arte de matar).
Leiam o comentário contextualizado da Patricia Oliveira.
Bons estudos.
-
-
"Gab: A"
A dúvida realmente estaria entre a letra A e E.
Acredito que as explicações de ambas estão correta, mas o que definiria era o inicio da alternativa.
A frase é contra ou a favor da pena de morte?
Se você deduzir isso, acertará a questão.
Acredito que a frase seja favorável a pena de morte, e não contra. Por isso a E está errada!
"Se quer acabar com a pena de morte, então que os assassinos parem de matar." [reescrevendo a frase de uma maneira mais notável]
Ou seja, não demonstra nenhum pouco que é contra a pena de morte. Por isso a D e E estão erradas. :/
-
"Primeiro os assassinos parem de matar."
O pulo do gato é perceber que o autor usa de sarcasmo / zombaria para condicionar a abolição de penas de morte a algo improvável: o fim de assassinatos. Logo, ele é favorável.
-
"Querendo abolir...", se quer fazer algo, então, é uma atitude favorável, né? Se é favorável à abolição da pena de morte, então que deixem de cometer crimes.
Eu comecei tentando entender a letra A e terminei entendendo a letra E, ou seja, não entendi porcaria nenhuma! Segue o baile!
-
Essa questão deveria ser anulada, pois gera equívoco de interpretação.
Analisando a frase:
“Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
Interpretei dessa maneira: O trecho em destaque indica que a pessoa é contra a pena de morte e favorável a sua abolição. Na sequência sugere que a abolição da pena de morte inicie pelos assassinos, para que deixem de matar.
A questão pergunta sobre à pena de morte, logo a alternativa E é a mais coerente, pois o pensamento é contrário à pena de morte, indicando a sua abolição, começando pelo fato de os assassinos deixarem de matar. Logo, se o pensamento for favorável à pena de morte, indica que ela deve permanecer.
Não consigo ver sentido na alternativa A.
-
“Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
Primeiro: É favorável ou contrário?
Depois de queimar a mufa acertei quanto a ser favorável mas errei na argumentação marcando a alternativa "C".
Vamos transcrever da seguinte forma: Se quer abolir a pena de morte, que esse fim comece pelos assassintos. Tipo... que eles parem então de nos matar. É como se eles praticassem a pena de morte contra nós inocentes. Fica claro que é favorável a pena de morte aqui. Sobre a argumentação entendi o seguinte... Quando não houver mais crimes de assassinatos, aí sim pode abolir a pena de morte. Pois pena de morte é uma punição contra atos criminosos. Sem crime, sem punição. Portanto, sem pena de morte.
Gabarito: A
-
Gabarito letra A
Endendi que Querendo acabar com a pena de morte, deve começar pelos assassinos pararem de matar as pessoas. assim, não haveria sentido de haver pena de morte.
-
De um lado temos o Estado. Do outro o assassino.
Se vocês ( assassinos ) não querem se submeter a pena de morte, parem ( vocês ) de matar. Pq se matar, eu ( Estado ) vou aplicar a pena de morte. Se vocês não querem isso ( pena de morte ), comecem por vocês ( assassinos ) parando de matar.
Ou seja, o Estado apoia a pena de morte. Quem não quer são os assassinos. Mas como pode eles não quererem, matando outras pessoas ? Então parem de matar, que eu não serei obrigado a matar vocês.
Bom, essa é uma interpretação que eu consegui fazer após forçar muito o gabarito A. Mas na hora da prova eu confesso que marcaria letra E
-
O complicado nessas questões é o fato de ser frases soltas, sem um contexto para ser analisado.
-
Depois do que a Patrícia pesquisou dá pra fazer a interpretação, mas só pelo trecho que FGV deu não.
-
A
-
A pessoa q falou isso é a favor da pena de morte, inclusive faz um alerta: que se comece a boli-la por quem mata - os assassinos!
Gab: A de ai Deus!
-
“Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
Colocando alguns conectivos, ficaria mais fácil de compreender a frase:
Já que querem abolir a pena de morte, então que comecem pelos senhores assasinos.
Ou seja, que os assassinos parem de matar primeiramente.
A pergunta é sobre a PENA DE MORTE E NÃO SOBRE ABOLIR.
A frase está criticando quem quer abolir.. já que os assassinos não deixaram de matar.
Dito isso, é possível concluir que o autor é favorável a pena de morte:
e que para abolir a pena de morte, primeiro teriamos que ter ausência de crimes de morte.
Resposta: A - favorável, pregando que sua abolição deveria começar pela ausência de crimes de morte;
"B - favorável, defendendo a ideia de que os assassinos devem ser os primeiros a serem mortos;" Ele não fala isso, fala apenas que os assasinos sejam os primeiros a não matar.
Não se se está certo, mas foi o que entendi.
-
Arthur, não sei se concordas... Penso que o termo pena guarda relação com ação estatal, consequente do crime de assassinato, q é ação positivada no ordenamento. Foi onde consegui chegar para tentar me aproximar do gabarito que, pra mim, seria a alternativa "D", por estar "enxuta" e direta. Enfim... o esforço é entender como essa banca funciona para vencê-la somente pelas respostas. Pq se depender do enunciado....hehe
-
Patricia Oliveira: Gostei, agora entendi, depois de errar 2x a mesma questão kkkk e etendendo verifico que tem muita lógica a questão. Se não houvesse assassinatos, por que haveria de der pena de morte para que seja abolida?
-
Talvez ajude: é que os criminosos que praticam crime de morte, ou seja, que praticam assassinatos já IMPÕEM a pena de morte a suas vítimas.
Então, para extinguir tais penas de morte que se comece pelos assassinos. Ironicamente na frase chamada de Senhores.
-
Houve (ambiguidade) nessa frase tinha que ter essa opção nas alternativas.
-
A FGV pega uma frase originalmente inserida erm um contexto histórico e larga solta na prova, ai pede pra gente decifrar pensamentos... me poupe
-
Jesuissssss
-
A. favorável, pregando que sua abolição deveria começar pela ausência de crimes de morte; correta
-
Foram essas questões dotadas demasiadamente de subjetivismos que me tiraram deste concurso...
-
Gabarito pra mim é a letra E.
-
cabe recurso ao STF?
-
"essa banca é uma viagem"
Verdade Carine
-
Eu entendi que os assassinos é que deveriam começar a querer abolir a pena de morte. "que comecem os assassinos, querendo abolir a pena de morte".Ou seja, deveriam parar de matar. Por exclusão, fechei na A. Mas demorei a entender.
-
Não concordo com o fato de a FGV pedir para julgarmos uma frase solta. O certo seria ler o texto para entender o contexto.
-
parem de chorar. A questão super racional e lógica. É só aprender a interpretar texto que vão conseguir
-
Fiquei uns 10 minutos tentando entender a questão... e errei...
-
Para abolir a pena de morte, primeiro é necessário que os assassinos deixem de matar. Ou seja, a abolição tem que começar pelos assassinos
-
Não entendi se isso era uma prova ou um teste vocacional....
-
Eu ainda achava que a CESPE que, com seu proprio tribunal superior, zuava nas provas.. Nessa ai nao tem justificativa..
-
Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!” Concordo com a leitura da letra A, mas um outro sentido possível para essa frase seria entender a abolição da pena de morte como uma autorização para os assassinos matarem. Por isso interpretação em frase solta é algo muito complicado.
-
Gabarito letra C
-
"Querendo abolir pena de morte, que comecem os senhores assassinos!"
Geralmente nos crimes de assassinato, condena-se o acusado à pena de morte. Quando um assassino mata alguém, aquele faz o papel de carrasco deste, executando-o.
Entende-se pela frase que os assassinos já são a favor das penas de morte, pois eles próprios já as aplicam. Sendo assim, se querem abolir, que comecem eles (os assassinos) a pararem de aplicar pena de morte (matar pessoas), para então se falar em abolir a pena de morte por condenação.
O que eu entendi foi isso... portanto, pensamento favorável à pena de morte, sendo gabarito letra A.
-
Li 150 vezes e não entendo. Caraca!!!
-
Essa questão, envolve raciocínio lógico, pois você deveria responde-la como estivesse discutindo com alguém, e esse alguém dissesse assim para você:
- Eu sou contra a pena de morte, para quem mata"
- e você diria :Você é a favor que os assassinos não devam morrer? Embora, eles possam matar?
Então faz o seguinte FULANO!:
"QUERENDO ABOLIR A PENA DE MORTE, COMESSEM PELOS SENHORES ASSASSINOS, - porque mesmo ilegalmente os assassinos decretam a pena de morte -
- Quer dizer que: EU sou a favor da pena de morte, enquanto houver assassino, se não houver assassinos não haverá pena de morte.
-
kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Eu achei que fosse me estressar em provas do CESPE, mas a FGV fez questão de tomar o primeiro lugar.
-
Só com ajuda do Chico Xavier para acertar essa kkkkkkk
-
Eu marquei a opção E. Não entendi pq ela está errada.
-
juro que essa não entendi.
-
Os assassinos matam, se for pra parar que eles comecem
-
Confesso que dessa vez a FGV me surpreendeu. Não conseguir nem escolher uma alternativa!
-
Pensei o seguinte ----> Para abolir a pena de morte, será necessário que todos assassinos matem, pois assim, eles serão mortos também. Desta forma não restará nenhum assassino e a pena de morte será abolida.
Nem sei se é isso que a questão quer dizer, mas acertei! kkkkkk
-
MEU DEEEUUUUSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Não se desespere agora, a próxima questão pode ser ainda pior! Hahahahahahah FGV WINSSSS! Saudades do CESPE né meu filho? Hahaha
-
Passei longe!
-
Meia hora pra responder essa questão, errouuu!!!!
-
marquei a A, li mais 2 vezes e depois mudei pra D
-
Entendi da seguinte maneira: A frase dá a entender que, em uma discussão a favor da abolição da pena de morte, os primeiros que deveriam opinar seriam os próprios assassinos, pois estes se beneficiariam da abolição da pena de morte. Como o autor é contrário a pena de morte, ele usou a frase de maneira irônica para mostrar o seu ponto. Acho que li o enunciado e as alternativas pelo menos 10 vezes antes de marcar a correta, mas acabou dando certo.
-
Explicação divina, como sempre, da professora Isabel!
-
-
Acho que o erro da Letra A é a palavra favorável no inicio e eu fiquei com a letra E e pelo visto errei de acordo com a banca no texto é expresso de maneira clara a contrariedade do autor a pena de morte o termo favorável me parece descabido , enfim seguimos #RUMOPCERJ
-
Mano, eu não consigo pensar assim KKKKKK
-
Kkk eu marquei E também !
-
Não sei se fiquei mais confuso tentando resolver a questão ou com a resolução da professora
-
NUNCA TROQUE O GABARITO.
NUNCA TROQUE O GABARITO.
NUNCA TROQUE O GABARITO.
NUNCA TROQUE O GABARITO.
NUNCA TROQUE O GABARITO.
-
letra A
PARA ABOLIR A PENA DE MORTE SÓ SE ACABAREM OS ASSASSINATOS.
FÁCIL ENTENDIMENTO.
-
Fuma um Grandão e Viaja...
-
eu uma maconha pra fumar, eu quero, eu quero, eu quero, quero maconha pra fumar. Só assim para eu acertar a questão dessa banca....
-
Voces estão viajando demais na maionese kkkkkk!
voce bate o olho na letra A) e vê de cara a traduçao do pensamento!
=)
-
Eu viajei assim:
“Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!”
Entendi que, ao abolir a pena de morte a tendência seria aumentar os casos de assassinatos, devido não ter mais a sentença de morte ao criminoso. Ou seja, ao meu ver, o texto tentou dizer que, se fosse abolido a pena de morte, tenderíamos a ter novos casos de assassinato, devido não termos mais essa punição.
Viajei legal? MUITO!
Não achei nenhuma resposta nesse sentido, mas sabia ser um ponto favorável. Portanto, o que restou foi a alternativa "A" kkkkk
-
Uma dica para quem vai fazer concurso da FGV: não vá sóbrio.
-
Quando você se depara com uma questão dessa é que realmente você percebe sua pequenez, percebe que você é um nada diante dessa banca!
Deus é maior!
-
Essa banca é
F
9
D
AAAAAAAA
:<
:<
:<
-
O gabarito é a Letra A porque é como se os assassinos sentenciassem as pessoas à pena de morte, pois é isso que o assassino faz, ele mata. Agora, se querem abolir a pena de morte, os assassinos têm que parar de matar. Por isso o autor é favorável pregando que a abolição da pena de morte deveria começar pela ausência de crimes de morte.
-
Gabarito: letra A. Jeito rápido de entender:
"Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!"
O pulo do gato: Se querem o fim da pena de morte, é porque tal pena existe, é aplicada e está incomodando algumas pessoas. A conclusão é que o Estado está aplicando a pena de morte (logo ele é favorável). Se o Estado não fosse favorável a tal pena, não a aplicaria (exemplo: República Federativa do Brasil).
Então podemos eliminar as alternativas D e E (muita gente marcou essa última).
Sobram as alternativas A, B e C.
B e C podemos descartá-las, porque as ideias contidas não encontram suporte na frase "Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!".
Sobra a letra A (gabarito).
A questão não foi fácil.
Dê um joinha, se gostou :)