SóProvas


ID
3091153
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Como parte do Plano Real, nos meses que antecederam a introdução da nova moeda (o Real), a moeda em circulação era o Cruzeiro Real, existindo um indexador, a URV, que refletia o poder aquisitivo da moeda. Quando foi lançada, em 01.03.1994, seu valor era CR$ 647,50, aumentando até CR$ 2.750,00, em 30.06.1994, véspera do início da vigência do Real. A URV tinha função tradicionalmente atribuída à moeda de

Alternativas
Comentários
  • unidade de conta: gabarito A.

  • Sobre unidade de conta e política monetária:

    https://politicamonetaria.webnode.com.br/moeda/

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre URV.

    Uma moeda possui três características principais:

    Unidade de conta: todos os valores são expressos nela (isto é, bens e serviços tem um preço. E este preço é expresso nesta moeda).

    Reserva de Valor: A moeda mantém valor no tempo, sendo apta a permitir transações futuras.

    Meio de Troca: a qualquer momento, haverá alguém disposto a trocar suas mercadorias por moeda.

    Das alternativas, a URV possuía apenas a característica da unidade de conta. Visto que tanto a reserva de valor quanto o meio de troca ainda eram características do Cruzeiro Real.

    Inclusive, este foi o grande ganho da URV, que permitiu expurgamos a hiperinflação da nossa história recente. Com a implementação da URV, as pessoas faziam suas contas em URV, apesar de ainda usarem Cruzeiros Reais para suas transações.

    Como isso, o governo conseguiu isolar a memória inflacionária do Cruzeiro Real, restringindo essa memória inflacionária para a URV. Quando o plano real entrou em ação, o governo acabou com a URV ("zerando" a memória inflacionária das pessoas) e institui uma nova moeda, o Real.


    Gabarito do Professor: Letra A.