- 
                                GABARITO: LETRA D   A) A tortura é um meio seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes; → temos a oposição de duas ideias: criminosos que possuem culpa e os inocentes. B) Muitos primeiros virão a ser os últimos; → oposição entre ser o primeiro e ser o último. C) A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida; → temos a oposição de duas ideias, apresentando algo que já possuímos e em contraposição algo que deve ser conquistado. D) Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; → Nossa resposta, nenhuma oposição presente. E) Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre. → temos duas ideias opostos, o discípulo (aquele que está aprendendo) e o mestre (aquele que já é detentor do saber).   FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                Na letra A, a oposição está nos antônimos “absolver” e “condenar”.   Na letra B, a oposição está nos antônimos “primeiros” e “últimos”.   Na letra C, a oposição está nos antônimos “conquistada” e “perdida”.   Fiquei em dúvida entre aletra "d" e "e". Marcaria a "e" por eliminação. Agora é aguardar o gabarito definitivo. Na letra D - não consegui encontrar oposição Na letra E - não consegui encontrar oposição 
- 
                                Excelente Arthur! Brigar com a banca não resolve nada...também me frustro com questões dessa banca, mas a melhor opção é buscar a lógica do Maconhe....quer dizer, examinador.  
- 
                                Fiquei na dúvida entre a D e a E e marquei a letra E pois, apesar de ser claramente diferente, não entendo que discípulo é o oposto de mestre, como ocorre em "Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos". Alguém enxergou o mesmo? FGV é uma benção!      
- 
                                Gostei do comentário do Arthur, porem ele grifou na letra A  os termos opostos errado, e na verdade sao 3:   Absolver - Condenar Criminosos - Inocentes Robustos - fracos     
- 
                                Por mais que eu tenha acertado, eu nunca vou concordar com a lógica das questões de portugues da FGV, são completamente sem pé nem cabeça e muitas com respostas subjetivas e ambíguas. Não sei como ainda tem órgão que contrata essa banca. Se pelo menos a FGV trocasse seus examinadores de portugues, até dá p salvar. 
- 
                                Repito as palavras de Felipe André!!!  
- 
                                Como assim na letra D não tem oposição? "Nenhuma" e "todos" são o quê?   
- 
                                Um dos modelos que sempre tem nas provas da FGV , que tem todas as alternativas corretas    VIde o Gabarito    Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos     
- 
                                "Nenhuma" LEI / "Todos" os que devem cumprir a LEI.   A FGV está CERTÍSSIMA. Não tem oposição nenhuma aqui. 
- 
                                Na letra de a oposição está em discípulo que está aprendendo e o mestre que já tem o domínio do conhecimento. 
- 
                                Só justificar os comentários acima. Quando se trata de FGV, qualquer gatilho pra se chegar à uma conclusão é bem vindo. Não quer dizer que suas linhas de raciocínio estejam coadunados com o examinador da banca. Mas é FGV gente, quem vai ter 100 porcento de certeza o quê eles pensam. Deixem a galera comentar. 
- 
                                Pessoal, pensei que o lance de nenhum e todos não serem oposição fosse apenas em Rac. lógico e não em português. Alguém pode me explicar? 
- 
                                Putz cara... discípulo e mestre...São opostos! Que falta de atenção! 
- 
                                Eu entendi que não há oposição na D pois 'nenhuma' se refere a lei e todos se refere às pessoas: nenhuma lei x todas pessoas.       
- 
                                D. Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; correta  Interpretei que "nenhuma lei" x "todos" não são opostos. Oposto seria: nenhuma lei/toda lei. Por padrão e por eliminação notei que as outras alternativas trazem palavras ou ideias antônimas.  criminoso/inocente primeiros/últimos glória deve ser conquistada (não temos)/honra, por sua vez, basta que não seja perdida (já temos) discípulo (aprendiz)/mestre (detentor do saber) 
- 
                                O oposto de nenhum NÃO É todos ( no plural - sentido de totalidade), mas algum, certo, determinado, TODO (no singular, com sentido genérico = algum). 
- 
                                Eu analisei da seguinte maneira: A letra D é a única que tem a ideia/linha de pensamento de só um verbo. a) Absolver Criminosos e Condenar Inocentes > Opostos b) Ser primeiro e ser último > Ideias opostas c) Conquistar a Glória e Manter a Honra > Esta você tem, aquela você ainda precisa ter. d) Este não se adapta àquele > É uma ideia única. Uma "linha reta" de pensamento. e) Ser discípulo e superar o mestre > Uma ideia de o que você é e o que você não é. Não sou um mestre em português, mas esta foi a melhor forma pra encontrar a resposta pra mim. Se funcionar com mais alguém, fico feliz em ter ajudado! Abraço. 
- 
                                E) Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre.   A base possível seria que o discípulo feliz é aquele que supera o seu mestre.  
- 
                                e lá se foram umas mil posições... hehehe 
- 
                                D 
- 
                                A base da D é uma NEGAÇÂO 
- 
                                Gab. D - Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; 
- 
                                Entendo que a oposição da alternativa "E" se encontra na ideia de que o discípulo é menor do que seu mestre, e infeliz é o discípulo que não supera o seu mestre. Logo o raciocínio é que existe, no contexto, uma oposição entre os termos maior/menor, o que elimina a alternativa E da questão. 
- 
                                A) A tortura é um meio seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes; B) Muitos primeiros virão a ser os últimos; C) A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida;(embora não são palavras antoninas mas na oração da uma ideia de oposição) D) Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; E) Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre.   Foi desse jeito que eu achei a resposta certa!    
- 
                                É fogoooo   Em 12/11/19 às 22:59, você respondeu a opção C. ! Você errou!Em 06/11/19 às 20:23, você respondeu a opção C. ! Você errou! 
- 
                                A oposição de todos é nenhum semânticamente falando todavia em RLM  é algum    Ou seja , clássica questão da FGV que não tem resposta que só serve pra tirar ponto de quem possivelmente gabaritou  
- 
                                	QUAL É A PORCARIA DO SENTINDO DISSO? 
- 
                                Mesma analise do Uiraquê. 
- 
                                E quando você já está tão tomado pelo cansaço que lê "preposição" ao invés de "oposição"?   Aí fica difícil acertar mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 
- 
                                pra mim a D tem oposição: nenhum (zero) é oposto a todos (100%, impossível ser zero). 
- 
                                Uiraquê Pinheiro, pelo teu raciocínio, a letra D também tem uma oposição: Nenhuma --> Todos 
- 
                                A galera de português da FGV quando vai elaborar as questões joga uns dados pro alto e escolhe o que vai escrever, sei lá... 
- 
                                a FGV deveria mudar sua sigla para FDP   alternativa A: absolver E condenar - OPOSIÇÃO alternativa B: primeiros E últimos - OPOSIÇÃO alternativa C: conquistada E perdida - OPOSIÇÃO alternativa D: nenhuma E todos - OPOSIÇÃO alternativa E: cadê a porcaria da oposição?????????????     
- 
                                É só pensar em RLM, nenhum nega todos ou todos nega nenhum? Não, pq são UNIVERSAIS. Temos sempre de pensar no mínimo possível.       Bons Estudos! 
- 
                                É só pensar em RLM, nenhum nega todos ou todos nega nenhum? Não, pq são UNIVERSAIS. Temos sempre de pensar no mínimo possível.       Bons Estudos! 
- 
                                GAB.: D   Sei que muitos já comentaram, mas gostaria de deixar  a minha contribuição.   Por mais que não esteja totalmente claro, discípulo e mestre são antônimos, e se você ficar em dúvida sobre antônimos existe um site que enumera vários antônimos de uma palavra. O antonimos.com.br.    Falando sobre a alternativa D, é preciso lembrar que a FGV é uma banca contextual, e ela sempre se apega ao valor de uma palavra no contexto em que foi inserida, por isso, a letra D está errada, pois a palavra "Nenhuma" apesar de se opor a "todos" está restrita a "lei" e "todos" é bem mais abrangente, considerando o universo da população que vai "receber" essa lei.  
- 
                                Aos que discordam, olhem o comentário do Uiraquê Pinheiro 
- 
                                fala colegas!!!! 	Uma coisa posso dizer, vamos compreender a banca, sabemos que não é uma tarefa fácil.   já digo que errei a questão, minha assertiva foi letra C. Agora cabe a mim compreender meu erro:    C) A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida   ANÁLISE DA QUESTÃO: veja que na primeira oração teremos que conquistar a glória OPOSIÇÃO a honra que não deve ser perdida, basta entender " se não deve ser perdida é porque já conquistamos ou temos a honra. Está aí a  desgraçada oposição.  FICA MINHA DICA QUE ESTÁ ME AJUDANDO, LER COM MUITA  ATENÇÃO E ANÁLIZAR TODAS AS ASSERTIVAS E IR ELIMINANDO AS PIORES!!!!   ACREDITE NO PROCESSO, CADA DIA É UM AVANÇO. 
- 
                                NENHUMA e TODOS não são opostos também? 
- 
                                Reparem sempre que as oposições estão sempre iguais em número (singular e plural) e em gênero (masculino e feminino). Ao contrário da letra D
Comparem com o comentário do Uiraquê Pinheiro 
                            
- 
                                A) A tortura é um meio seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes;   B) Muitos primeiros virão a ser os últimos;   C) A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida;   D) Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos;CORRETA   E) Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre.   
- 
                                
                            
- 
                                Esse Arthur Carvalho deve trabalhar na FGV. Só pode! 
- 
                                O mestre é EXPERIENTE (profissional), o oposto disso é o discípulo, que é INEXPERIENTE (aprendiz, amador).    Obs.: Só depois de acertar confirmei essa ideia, mas também estava inseguro com a D. Mas nela não encontrei sentido de oposição de modo algum.    
- 
                                Fiquei em dúvida entre a A, B, C, D e E . 
- 
                                GABARITO: LETRA D   A) A tortura é um meio seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes; → temos a oposição de duas ideias: criminosos que possuem culpa e os inocentes.   B) Muitos primeiros virão a ser os últimos; → oposição entre ser o primeiro e ser o último.   C) A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida; → temos a oposição de duas ideias, apresentando algo que já possuímos e em contraposição algo que deve ser conquistado.   D) Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; → Nossa resposta, nenhuma oposição presente.   E) Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre. → temos duas ideias opostos, o discípulo (aquele que está aprendendo) e o mestre (aquele que já é detentor do saber).           Trazendo o Comentário do Arthur carvalho para cima ! o melhor !! 
- 
                                As questões da FGV não medem conhecimento. Infelizmente temos que advinhar o que o elaborador quer que a gente marque. Não adianta ser bom em gramática tampouco em textos, já que as respostas não têm sentido e são totalmente subjetivas. Uma bola de cristal resolve, estudar a gramática não funciona aqui. 
- 
                                a oposição de Nenhum é Algum e de Todos é algum ... não,mas veja bem que ele usou o Nenhum+ Todos no item d,sendo que eles não são oposto.... acho que ele usou um pouco de raciocínio lógico.
                            
- 
                                a oposição não é a das palavras e sim a analise do contexto, que vamos achar a divergência 
- 
                                gente, aí não é portugues, é RLM pra responder questões de portugues da fgv tem que saber de conhecimentos gerais kkkkkkk ( negação de NENHUM = Pelo menos um/algum) bom desempenho #RUMOAFGV 
- 
                                A A tortura é um meio seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes; B Muitos primeiros virão a ser os últimos; C A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida; D Nenhuma lei se adapta igualmente bem a todos; E Infeliz é aquele discípulo que não supera seu mestre.   Agora vocês me digam, como acertar uma questão destas????   Gabarito: ? 
- 
                                Só Jesus pra entender a cabeça dessa banca!!! onde Discípulo é oposto de mestre???
E outra, pode ser viagem da minha cabeça, mas no gabarito, as palavras NENHUMA e TODOS são opostos mais aparentes que DISCIPULO e MESTRE...
                            
- 
                                Nunca mais reclamo da CESPE, pelo menos lá essas sacanagens não eram tão comuns. 
- 
                                Questão com cara de RL 
- 
                                Tá demais, Lei pra mim é comando e nenhuma Lei é o contrario de Lei. Banca ajuda a galera aí tá bem difícil. 
- 
                                não consegui entender nem a pergunta kkkk. Essa FGV é complicada...