A Revolução Industrial, mesmo que possamos questionar a ideia de “revolução", é um dos processos mais amplos que aconteceram na história da humanidade. Não é apenas uma transformação na maneira de produzir. É uma nova estrutura econômica, social, cultural e política que nasce em torno da indústria. É a Era do Capital, no dizer de Eric Hobsbawn.
A) INCORRETO - A expansão da agricultura mecanizada é pré-condição para a revolução industrial - e não efeito da mesma - porque permite o fornecimento de matéria prima em abundância e à preços mais baixos, além de fornecer alimentos a baixo custo e liberar mão de obra para as indústrias. Além disso, existia a prisão por dívidas mas não a escravidão .
B) CORRETO – A “revolução Industrial" clássica pode ser entendida, acima de tudo, como uma grande transformação tecnológica na forma de produzir, com a introdução da energia mecânica e a extensão da capacidade humana através da máquina. E, efetivamente, o efeito social maior foi a formação de um grupo social de assalariados urbanos, que eram a extensão das máquinas: o proletariado urbano.
C) INCORRETO - O crescimento da classe média, em função do crescimento do setor de serviços nas áreas urbanas, é um dos efeitos sociais mais importantes da revolução industrial. Por outro lado, o cercamento de campos é pré-condição para a indústria e não efeito da revolução industrial.
D) INCORRETO – O surgimento da burguesia mercantil, como já está explícito, se dá com o aumento do comércio inglês, dentro e fora de seu território. Ele, na verdade, possibilitou a abertura de mercados e a concentração de recursos para a posterior revolução industrial. Por sua vez, a máquina à vapor, já vinculada à industrialização, leva a indústria inglesa a um novo patamar, no século XIX.
E) INCORRETO - O livre cambismo regeu o comércio britânico enquanto a região foi, no dizer do historiador Eric Hobsbawn, a única “ fábrica “ da Europa, quiçá do mundo. Essa característica está, sim, vinculada à Revolução Industrial Inglesa. Mas, o declínio do Imperialismo Britânico não. Ele é efeito das duas grandes guerras, já no século XX.
RESPOSTA : ALTERNATIVA B