SóProvas


ID
3092869
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item.


A chamada Lei de Acesso à Informação é um poderoso instrumento de controle social. O acesso de qualquer cidadão está condicionado à explicitação dos motivos determinantes das informações.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10

    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

  • A chamada Lei de Acesso à Informação é um poderoso instrumento de controle social. O acesso de qualquer cidadão está condicionado à explicitação dos motivos determinantes das informações. Resposta: Errado.

    Lei nº 12.527/11

  • ERRADO

     

    É uma das vedações trazidas na lei. Contudo, é comum que servidores "iintelectualmente atrasados" cometam esse erro ao fornecer informações públicas quando solicitadas por particulares. 

  • ERRADO

  • ERRADO.

    A chamada Lei de Acesso à Informação é um poderoso instrumento de controle social. O acesso de qualquer cidadão NÃO está condicionado à explicitação dos motivos determinantes das informações.

    Lei n.12.527/2011

    Art. 10 § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

  • Artigo 10 : Do Pedido de Acesso

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    Observem que não é mencionada a palavra cidadão e sim : "Qualquer interessado". ;)

  • Lei 12527

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    § 2º Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.