-
Para entender gentrificação imagine um bairro histórico em decadência, ou que apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que não oferecem nada muito atrativo para fazer… Enfim, lugares que você não recomendaria o passeio a um amigo.Imagine, porém, que de um tempo para cá, a estrutura deste bairro melhorou muito: aumentou a segurança pública e agora há parques, iluminação, ciclovias, novas linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio, restaurantes, bares, feiras de rua… Uma verdadeira revolução que traria muitos benefícios para os moradores da região, exceto que eles não podem mais morar ali.
É que, depois de todos esses melhoramentos, o valor do aluguel dobrou, a conta de luz triplicou e as idas semanais ao mercadinho da esquina ficaram cada vez mais caras, ou seja, junto com toda a melhora, o custo de vida subiu tanto que não cabe mais no orçamento dos atuais moradores. E o mais cruel de tudo é perceber que, enquanto o antigo morador procura um novo bairro, pessoas de maior poder aquisitivo estão indo morar no seu lugar.
Talvez você já tenha passado por essa situação. Mas, se não passou, deve imaginar que é a história de muita gente. E o nome dessa história é gentrificação
GAB :D
@CONCURSEIRO_PERSEVERANTE
PLANILHA DE ESTUDOS PM SP SOLDADO = http://twixar.me/85ST
-
GABARITO B
Gentrificação pode ser entendida como a valorização significativa de uma área antes considerada periférica.
-
CONCEITOS IMPORTANTES :
CONURBAÇÃO > UNIÃO DE 2 OU + CIDADES
PERIURBANIZAÇÃO > Expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade. Urbano se mistura com o rural.
GENTRIFICAÇÃO > Mudança dos grupos sociais . Sai o pobre , entra o rico.
-
O termo gentrificação surgiu na década de 1960, em Londres, quando vários gentriers (pessoas ricas) migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora.
Este movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar os novos moradores.
O evento foi chamado de gentrification, que numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de aburguesamento ou enobrecimento de uma região.
Resposta: D
-
O termo gentrificação surgiu na década de 1960, em Londres, quando vários gentriers (pessoas ricas) migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora.
Este movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar os novos moradores.
O evento foi chamado de gentrification, que numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de aburguesamento ou enobrecimento de uma região.
Resposta: D
-
A questão acima fala do processo de Gentrificação que ocorre nas cidades. Para respondê-la é importante que o candidato entenda que, atualmente, as grandes cidades brasileiras são produzidas a partir de uma lógica econômica, ou seja, todo tipo de empreendimento imobiliário, seja um shopping center, um parque urbano, um prédio residencial ou uma atração turística, resulta em uma valorização da área do entorno, enriquecendo e acumulando capital para os empresários e donos de grandes imobiliárias.
Com essa lógica econômica aplicada à produção do espaço urbano, somada a saturação das áreas mais nobres, nota-se que ocorre um processo de descentralização dessas áreas com maior destaque econômico. Esse processo ocorre através da implantação de uma melhor infraestrutura em regiões mais distantes, onde há o potencial de valorização do terreno.
Além disso, o processo também ocorre em áreas precarizadas situadas em regiões mais centralizadas, o que pressiona a população mais desfavorecida que vive ali, a vender suas casas a um preço menor de mercado ou através de desapropriações, forçando a mesma viver cada vez mais longe do centro.
Nessa situação é que surge a lógica do processo de gentrificação que caracteriza um processo de transformação urbana que “expulsa" moradores de bairros periféricos ou áreas precarizadas situadas em zonas centrais, para áreas mais distantes e carentes de infraestruturas.
Feita a explicação prévia desse conceito, vamos então julgar as alternativas:
a) Incorreta, pois essa alternativa caracteriza melhor o processo de Desconcentração Industrial, não tendo relação com o conceito de Gentrificação.
b) Incorreta, pois a alternativa refere-se à uma possível melhoria na vida das classes mais pobres. Contudo, o conceito de Gentrificação, quando ocorre, segrega e "empurra" cada vez mais essa população para áreas mais afastadas e sem infraestrutura, o que dificulta cada vez mais a sobrevivência dessas pessoas no espaço urbano.
c) Incorreta, embora o processo de Gentrificação promova essa descentralização de atividades econômicas que são predominantes em áreas mais desenvolvidas, ela nada contribui para a melhoria da mobilidade urbana, uma vez que ela empurra a população mais pobre - vítima desse processo - para áreas mais distantes dos grandes centros urbanos desprovidos de infraestruturas, o que piora a capacidade dessas pessoas de se locomoverem pela cidade e acessarem os diversos serviços e equipamentos presentes em um município.
d) Correta, pois conforme já explicado na introdução da resposta, o processo de Gentrificação quando ocorre, valoriza as áreas e aumenta o custo de vida do bairro que sofreu essa transformação em sua paisagem. Com a modificação estrutural, há uma valorização da área, onde ocorre um encarecimento do preço do aluguel e do custo de vida, prejudicando as famílias de baixa renda que viviam ali. Desse modo, pressionadas por essa valorização de seu entorno, essas famílias migram para locais ainda mais afastados e sem condições básicas de sobrevivência, dando lugar a uma classe média com maior poder aquisitivo capaz de viver nesses espaços ressignificados.
e) Incorreta, pois embora haja movimentos sociais que lutam pela moradia em áreas centrais degradadas para atender a população mais pobre, o fato em si não se relaciona com o processo de Gentrificação.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
LETRA D
RETIRADA DA POPULAÇÃO POBRE (CLASSE MÉDIA BAIXA) POR COMÉRCIOS, INDÚSTRIAS, CASAS ETC, DE ALTO PODER AQUISITIVO (CLASSE MÉDIA ALTA). CARACTERIZANDO, DESSA FORMA, O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO.
NOSSA HORA VAI CHEGAR!