Percebe-se que para a banca há uma distinção clara entre os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade. O primeiro estaria relacionado aos conceitos clássicos de novidade, proximidade, importância etc. Já o segundo, mais abrangente, também estaria relacionado aos fatores secundários, relacionados à rotina produtiva, e que influênciam mais na hierarquização das notícias de um veículo do que na discussão de quais matérias serão veiculadas ou não. Neste caso, seriam estes os critérios secundários: formato do produto, qualidade da imagem, linha editorial, custo, público alvo etc. (Fonte1).
Os valores-notícia seriam então uma subdivisão dos critérios de noticiabilidade, conforme o entendimento de Vizeu Jr, que credita o valor noticia como parte do conjunto de elementos dos critérios de noticiabilidade controlados pela empresa jornalística.(Fonte2).
"A medida em que entendemos noticiabilidade como um conjunto de elementos pelos quais a empresa jornalística controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimento, entre os quais vai selecionar a noticia, podemos creditar o valor/noticia como um componente da noticiabilidade (VIZEU JR, 2014, p. 71)."
Fonte 1: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/viewFile/2091/1830
Fonte 2: https://zonasuldorj.wordpress.com/2016/11/23/o-que-sao-e-quais-sao-os-criterios-de-noticiabilidade/