SóProvas


ID
3093328
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Jânio Quadros, na apresentação da versão brasileira de um livro, afirmou que a obra “estuda a linguagem – e seu componente básico, a palavra, – na terrível influência que exerce sobre o comportamento social, e as perigosas distorções que sofre, impeditivas do diálogo, do entendimento e da própria universalidade da cultura. É um clássico de uma ciência difícil e, sem embargo, quase ameno e com muito sentido prático”.


O ex-presidente procurava incentivar a leitura da obra que explica os motivos da incomunicação entre as pessoas e como resolver os conflitos que impedem uma comunicação eficaz. A ciência a que se refere o ex-presidente é a

Alternativas
Comentários
  • A semântica é o estudo do significado das palavras, frases, sinais e símbolos. Vale lembrar a famosa cena da granada no filme Tropa de Elite, na qual o Capitão Nascimento discorre sobre a semântica da palavra estratégia. "Do grego, estrateegia..."

  • a) Sintaxe - é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.

    b) Semântica - estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

    A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem. 

    c) Fonética - é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades. Preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta.

    d) Sociolinguística - é o ramo da linguística que estuda a relação entre a língua e a sociedade. É o estudo descritivo do efeito de qualquer e todos os aspectos da sociedade, incluindo as normas culturais, expectativas e contexto, na maneira como a língua é usada, e os efeitos do uso da língua na sociedade. O “objeto da Sociolinguística é a língua falada/sinalizada, observada, descrita e analisada em seu contexto social, isto é, em situações reais de uso.” Ou seja, a Sociolinguística ocupa-se da língua não somente por si, mas como esta se modifica para adequar-se aos seus falantes. Concentrando-se em especial na variabilidade social da língua.

    e) Psicolinguística -  é o estudo das conexões entre a linguagem e a mente. Analisa qualquer processo que diz respeito à comunicação humana, mediante o uso da linguagem (seja ela de forma oral, escrita, gestual etc.). Ou seja, se interessa pela produção e compreensão da linguagem humana. A ideia é saber o que se passa na cabeça de um falante quando este fala ou ouve, tarefas estas que dizem respeito à comunicação humana.

  • Gabarito do Professor:

    Incomunicação pode ser definida como falta de comunicação; inexistência ou interrupção da capacidade de comunicar. Existem vários motivos para que o ato de transmitir, receber mensagens e de ser compreendido não ocorra. Essas barreiras comunicacionais poder ter origem mecânica (aparelhos e dispositivos que não funcionam corretamente), psicossocial (preconceitos e estereótipos), na administração burocrática (processos que dificultam a livre e rápida circulação da informação), fisiológica (problemas genéticos, como a gagueira), semântica (uso inadequado da linguagem), na qualidade da informação (parciais ou incompletas), na falta de credibilidade da fonte, na pressão hierárquica ou do tempo e até no mesmo pelo volume excessivo dos dados.

    De acordo com Lesley (1999), para se alcançar a comunicação eficaz, é essencial a existência de algumas características no processo comunicativo: simplicidade, clareza, precisão, objetividade, organização, coerência, efetividade, facilidade, credibilidade, impacto e motivação são algumas.

    O enunciado da questão nos trouxe à atenção um tipo de entrave na comunicação ligada à linguagem: as distorções nas palavras e em seus significados. Quando há ausência de clareza de compreensão, imprecisão ao definir algo ou incoerência na transmissão, não há comunicação eficaz. Isso pode influenciar negativamente o diálogo entre indivíduos de uma sociedade e seu comportamento. A ciência que estuda esses fenômenos, a palavra e seu significado, é a semântica.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Sintaxe é o estudo das regras gramaticais que regem a disposição e combinação das palavras nas orações e nos períodos. Tem um aspecto mais amplo que o apresentado no enunciado da questão, visto que aborda a relação entre as palavras nas frases.

    B) Certo. Semântica é a ciência responsável por analisar o sentido das palavras e a interpretação das sentenças e dos enunciados. Essa ciência está intimamente relacionada ao significado das palavras.

    C) Errado. Fonética é o ramo da Linguística que estuda e classifica a produção e percepção dos sons da fala humana, com enfoque no significante do signo linguístico (e não como significado ou conteúdo da palavra).

    D) Errado. Sociolinguística é a subárea da Linguística que analisa a língua falada no contexto social, as influências que esta recebe no ato da comunicação, as variações culturais e como se adequam a cada falante.

    E) Errado. Psicolinguística é o estudo das conexões entre a linguagem e a mente; analisa a comunicação humana e os fatores que afetam a decodificação e a capacidade de entendimento de palavras, expressões, orações e textos.

    A questão pretendia gerar confusão, pois as alternativas possuem definições bem próximas. Os conceitos são objetos de estudo dos profissionais da área de Letras, e não dos de comunicação.

    De acordo com as explicações, a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Dicionário da Oxford Languages. 2021. Link: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Camacho, Roberto Gomes. Uma reflexão crítica sobre a teoria sociolinguística. DELTA vol. 26, nº.1, São Paulo. Universidade Estadual Paulista. 2010.

    - Borin, Maísa Augusta. Psicolinguística. Repositório Digital. Universidade Federal de Santa Maria. 2010.

    - Lesly, Phillip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. Tradução: Roger Cahen. São Paulo: Pioneira. 1995.