SóProvas


ID
3094255
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Paulistana - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual tipo de formato de arquivo que pode ser salvo no Microsoft Word, tem o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas, e não só para o Word?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → RTF: o Word pode produzir arquivos no formato RTF (Rich Text Format). O Rich Text Format ou RTF consegue utilizar a maioria dos recursos do Word, com a garantia de que usuários visualizarão o arquivo bem próximo do que foi criado por você, mesmo na impressão do arquivo. O RTF é um formato criado pela Microsoft com o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas, e não só para o Word.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na minha opinião cabe recurso, visto que pode ser salvo em .txt também, que permite a transferência entre diversos programas. E a questão não especificou característica alguma dos formatos que invalide a A.

  • Documentos de texto simples salvos no formato TXT podem ser criados, abertos e editados utilizando uma grande variedade de programas de processamento de texto e edição de texto desenvolvidos para sistemas Linux, Microsoft computadores e plataformas Mac baseados em Windows. 

    RTF, acrônimo de Rich Text Format (literalmente, formato de texto enriquecido) é um formato de arquivo proprietário de documento desenvolvido pela  em 1987 e mantido até 2008, com o intuito de facilitar o intercâmbio de documentos entre diversas plataformas, com base no processador de texto .

  • GABARITO LETRA: D

  • TXT. é um formato praticamente universal, mas o gabarito é letra D, vai entender

  • "O RTF, acrônimo de Rich Text Format (literalmente, formato de texto enriquecido) é um formato de arquivo proprietário de documento desenvolvido pela Microsoft em 1987 e mantido até 2008, com o intuito de facilitar o intercâmbio de documentos entre diversas plataformas, com base no processador de texto WordPad."

  • O arquivo .rtf permite a manutenção tanto do texto, quanto da formatação em uma transferência. O arquivo .txt só preserva o texto. Portanto, deve ser esse o motivo para a banca julgar o .rtf como gabarito da questão.

  • .txt também faz, mas, dentro do contexto, o mais correto é o .rtf

  • .txt => arquivo de texto simples (sem formatação). Pode ser aberto com qualquer editor de texto.

    .dot => extensão utilizada para os modelos de Word (quando você utiliza o Word sem salvar, está utilizando o dot).

    .dotx => é a extensão dot mais estruturada (esse x é de xml).

    .rtf => Rich Text Format. Formato de texto com formatação simples (antecessor das atuais doc e docx).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    As extensões .dot e .dotx, por serem para utilização em arquivos "não salvos", não podem ser transferidas para outros programas. Em regra, para transferir um arquivo, primeiro, precisa salvá-lo. Assim, de cara, elimina-se as alternativas b e C.

    Tanto a extensão .txt quanto a .rtf são passíveis de transferência entre programas. No entanto, o formato .txt o faz sem formatação, o texto fica completamente desorganizado; enquanto a .rtf o realiza com formatação, possibilitando maior aproximação com o arquivo original.

    O enunciado é dúbio, mas, por exclusão, a alternativa mais correta é a D (formato .rtf).

    Força pessoal! ;D

  • Um arquivo RTF é um arquivo de processamento de texto no formato padrão Rich Text Format. O interesse deste formato é o de poder ser lido pela maioria dos aplicativos de burótica e em todos os sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux, Unix, etc.)

  • RTF = Intercâmbio de documentos -> Mantém a formatação do documento.

    TXT = É o texto sem formatação.

  • questao muito mal feita

  • Só fazer um teste.

    Abra o wordpad no windows e salve um documento.

    O formato de arquivo recomendado será .RTF que por sua vez permite a permanência da formatação e do texto. Diferente do TXT que só preserva o texto em si.