SóProvas


ID
3095161
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Transportar o paciente na posição de recuperação/confortável, de acordo com a suspeita diagnóstica e/ou sintomas prioritários (ex: em decúbito elevado quando tiver dispneia, em decúbito lateral quando estiver vomitando, em decúbito lateral esquerdo quando estiver grávida), é uma medida para o socorro de urgência de paciente com

Alternativas
Comentários
  • Transportar o paciente na posição de recuperação/confortável, de acordo com a suspeita diagnóstica e/ou sintomas prioritários (ex: em decúbito elevado quando tiver dispneia, em decúbito lateral quando estiver vomitando, em decúbito lateral esquerdo quando estiver grávida, etc.) em pacientes com dor abdominal não traumática segundo o Protocolo SAMU 192.

  • NÃO ENTENDI NADA

  • Questão mal elaborada

  • LETRA C:dor abdominal não traumática.

  • Minha interpretação do enunciado foi achar, dentre as alternativas, uma condição clínica que permitisse que o paciente adotasse qualquer posição que lhe for confortável. Por eliminação das condições que "exigem" determinado posicionamento, restou letra C.
  • Na hemorragia gástrica alta o paciente deve ser colocado em decúbito elevado. Alternativa A está errada. 

    No caso de hipertensão intracraniana, a posição em decúbito dorsal e com a cabeça elevada a 30º melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação. Alternativa B está incorreta. 

    Transportar o paciente na posição de recuperação/confortável no caso de dor abdominal não traumática. 

    Síndrome compartimental não há um decúbito especifico, depende do membro afetado, mas normalmente é decúbito dorsal. 

    No pneumotórax aberto o paciente fica em decúbito dorsal. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C 

    Bibliografia 

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.