SóProvas


ID
3095188
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na consulta de pré-natal de baixo risco, o enfermeiro avalia a presença de edema na gestante. Está correta a correlação entre achados, anotação (–,+,++ ou +++) e conduta, descrita em:

Alternativas
Comentários
  • VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE EDEMA EM GESTANTES

    Nos membros inferiores:

    Pressione a pele na altura do tornozelo (região perimaleolar) e na perna, no nível do seu terço médio, face anterior (região pré-tibial). O edema fica evidenciado mediante presença de depressão duradoura no local pressionado.

    Na região sacra:

    Pressione a pele, por alguns segundos, na região sacra, com o dedo polegar. O edema fica evidenciado mediante presença de depressão duradoura no local pressionado.

    Edema ausente (-) Acompanhe a gestante, seguindo o calendário de rotina. 

    Apenas edema de tornozelo, sem hipertensão ou aumento súbito de peso. (+) 

    Verifique se o edema está relacionado à postura, ao fim do dia, ao aumento da temperatura ou ao tipo de calçado. 

    Edema limitado aos MMII, porém na presença de HAS ou ganho de peso. (++) 

    Oriente repouso em decúbito lateral esquerdo. Verifique a presença de sinais ou sintomas de pré-eclâmpsia grave e interrogue a gestante sobre os movimentos fetais. Marque retorno em sete dias, na ausência de sintomas. A gestante deve ser avaliada e acompanhada pelo médico da unidade, de acordo com o calendário de rotina. Caso haja hipertensão, a gestante deve ser encaminhada para um serviço de alto risco. Se houver presença de proteinúria, veja a conduta específica.

    Edema generalizado (face, tronco e membros) ou que já se mostra presente quando a gestante acorda, acompanhado ou não de HAS ou aumento súbito de peso. (+++) 

    Gestante de risco em virtude de suspeita de pré-eclâmpsia ou outras intercorrências. A gestante deve ser avaliada pelo médico da unidade e encaminhada para serviço de alto risco. 

    Edema unilateral de MMII, com dor e/ou sinais flogísticos. 

    Suspeita de processos trombóticos (tromboflebite, TVP). A gestante deve ser avaliada pelo médico da unidade e encaminhada para o serviço de alto risco.

    FONTE: CAB 32

  • *Edema ausente. (- )Acompanhe a gestante, seguindo o calendário de rotina;

    *Apenas edema de tornozelo, sem hipertensão ou aumento súbito de peso.(+) Verifique se o edema está relacionado à postura, ao fim do dia, ao aumento da temperatura ou ao tipo de calçado.

    *Edema limitado aos membros inferiores, porém na presença de hipertensão ou ganho de peso. 

    (++) Oriente repouso em decúbito lateral esquerdo. Verifique a presença de sinais ou sintomas de pré-eclâmpsia grave e interrogue a gestante sobre os movimentos fetais. Marque retorno em sete dias, na ausência de sintomas. A gestante deve ser avaliada e acompanhada pelo médico da unidade, de acordo com o calendário de rotina. Caso haja hipertensão, a gestante deve ser encaminhada para um serviço de alto risco. Se houver presença de proteinúria, veja a conduta específica.

    *Edema generalizado (face, tronco e membros) ou que já se mostra presente quando a gestante acorda, acompanhado ou não de hipertensão ou aumento súbito de peso.(+++) Gestante de risco em virtude de suspeita de pré-eclâmpsia ou outras intercorrências. A gestante deve ser avaliada pelo médico da unidade e encaminhada para serviço de alto risco

  • Resposta: C

  • edema limitado aos membros inferiores, com hipertensão, (++), orientar repouso em decúbito lateral esquerdo, investigar presença de movimentos fetais e verificar sinais de pré-eclâmpsia.

  • Avaliação da presença de edema 

    - Edema ausente (-). Nesse caso, a conduta é acompanhar a gestante, seguindo o calendário de rotina. 

    - Apenas edema de tornozelo, sem hipertensão ou aumento súbito de peso (+). A conduta é verificar se o edema está relacionado à postura, ao fim do dia, ao aumento da temperatura ou ao tipo de calçado 

    - Edema limitado aos membros inferiores na presença de hipertensão ou ganho de peso (++). Nesse caso, a conduta é orientar repouso em decúbito lateral esquerdo. Verificar a presença de sinais ou sintomas de pré-eclâmpsia grave e interrogar a gestante sobre os movimentos fetais. Marque retorno em sete dias, na ausência de sintomas. A gestante deve ser avaliada e acompanhada pelo médico da unidade, de acordo com o calendário de rotina. Caso haja hipertensão, a gestante deve ser encaminhada para um serviço de alto risco. Se houver presença de proteinúria, adotar conduta específica. 

    - Edema generalizado (face, tronco e membros) ou que já se mostra presente quando a gestante acorda, acompanhado ou não de hipertensão ou aumento súbito de peso (+++). A conduta é para gestante de risco em virtude de suspeita de pré-eclâmpsia ou outras intercorrências. A gestante deve ser avaliada pelo médico da unidade e encaminhada para serviço de alto risco. 

    Portanto, de acordo com o exposto acima a única alternativa que traz a conduta correta de acordo com o grau de edema é a letra C. 

    Gabarito do Professor: Letra C 




    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.