SóProvas


ID
3096322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as diretrizes para a organização da prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, julgue o item que se segue.


Indivíduos que apresentam índice de massa corporal superior a 50 kg/m² têm indicação para a realização de cirurgia bariátrica, independentemente de apresentarem comorbidades.

Alternativas
Comentários
  • Indicações para cirurgia bariátrica:

    a. Indivíduos que apresentem IMC ³50 Kg/m2;

    b. Indivíduos que apresentem IMC ³40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado, na Atenção Básica e/ou na Atenção Ambulatorial Especializada, por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos;

    c. Indivíduos com IMC > 35 kg/m2 e com comorbidades, tais como pessoas com alto risco cardiovascular, Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos.

    Portaria Nº 424, de 19 de março de 2013.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre legislação em saúde.

    Segundo as recomendações do Ministério da Saúde para a linha de cuidado prioritária da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, especialmente sobrepeso e obesidade, têm indicação para a realização de cirurgia bariátrica:

    - indivíduos que apresentem IMC≥50 Kg/m2;

    - indivíduos que apresentem IMC≥40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado, na Atenção Básica e/ou na Atenção Ambulatorial Especializada, por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos;

    - indivíduos com IMC>35 kg/m2 e com comorbidades, tais como pessoas com alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos.

    Resposta do Professor: Certo.


    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Indicações para cirurgia bariátrica. Atenção Especializada e Hospitalar, 2020.


  • A cirurgia bariátrica deve ser considerada o último recurso. É o caso dos pacientes super obesos, ou seja, que têm IMC superior a 50 Kg/m².