SóProvas


ID
3096394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da sistematização da assistência de enfermagem, das bases teóricas da enfermagem e da implementação do processo de enfermagem, julgue o próximo item.


As bases teóricas da enfermagem emergiram no período da Idade Média e as primeiras teorias de enfermagem refletiam as técnicas e procedimentos científicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: QUESTÃO ERRADA! As teorias de enfermagem não são tão antigas assim. É só conhecer um pouquinho da história da enfermagem para saber responder .

    Fundamento:

    A preocupação com a teoria surge com Florence (por volta de 1853). Entretanto, a enfermagem assumiu uma orientação profissional dirigida para o imediatismo, baseando-se  em ações práticas, de modo intuitivo e não sistematizado. Deste modo, ocorreu uma estagnação da enfermagem, a qual permaneceu centrada no modelo biomédico e este fato perdurou por muitas décadas. 

    Foi em 1960 que surgiram as primeiras teorias de enfermagem, na procura por estabelecer as bases para uma ciência  de enfermagem. 

    FONTE: LIVRO - Teóricas de Enfermagem e a sua obra (modelos e teorias de enfermagem) 5a edição. 2002.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre processo de Enfermagem e sistematização da assistência de Enfermagem.

    A Enfermagem surge como uma “resposta intuitiva" através da necessidade de manter as pessoas saudáveis, manter conforto, cuidado e proteção à saúde. Isso se deu através da introdução de cuidados com o ambiente saudável. As primeiras teorias de enfermagem surgem na década de 50, mais especificamente em 1952, na América do Norte, com a publicação do livro de Hildegard Peplau, que abordava o relacionamento interpessoal na enfermagem. As teorias emergiram como necessidade de descrever, predizer, explicar e controlar nossas atividades a partir de um referencial próprio da enfermagem.

    Resposta do Professor: Errado.

    Referencia: PINTO, Anaísa Cristina; GARANHANI, Mara Lúcia; FRANCA, Thiago Eduardo de;  PIEROTTI, Isadora. Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana. Pro-Posições [online]. 2017, vol.28, suppl.1, pp.88-110. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0164.