A questão está errada pois o conceito apresentado na verdade refere-se as teorias de grande alcance.
As teorias são classificadas em grandes e médias, pelo nível de abstração.
As grandes são construções sistemáticas da natureza da enfermagem, sua missão e objetivos dos cuidados da profissão. São construídas a partir de experiências, observações, insights e resultados de pesquisas. Refletem um sentido mais amplo e fornecem relações entre conceitos abstratos. Possuem o mais alto nível de abstração e não se prestam a testes empíricos.
As de médio alcance têm um sentido mais limitado, e com menor poder de abstração; referem-se a fenômenos ou conceitos específicos, refletindo a prática clínica, administrativa ou educacional. Tais fenômenos tendem a atravessar campos da enfermagem e situações de cuidado. Elas podem ser submetidas a testes empíri- cos, pela especificidade dos conceitos e são facilmente operacionalizadas. Existe também a teoria de situação específica, focada em fenômenos característicos da enfermagem, como a prática clínica, e limitada para po- pulações específicas ou um campo particular da prática.
fonte: Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem - http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.19870