SóProvas


ID
3096415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      Uma mulher de trinta anos de idade compareceu ao serviço de emergência por apresentar dor retroesternal havia dois dias. No atendimento, ela queixou-se de dor constante, sem relação com esforços, e relatou piora com respiração profunda e melhora em posição sentada inclinada para frente. Negou dispneia, náusea ou sudorese. A ausculta pulmonar encontrava-se normal, embora a paciente se queixasse de dores no tórax. Os sinais vitais eram 37,7 °C, 104 bpm, 120 mmHg × 78 mmHg. As conjuntivas estavam normais e a mucosa oral apresentava duas lesões aftosas. A ausculta cardíaca apresentou ruído áspero, como o atrito de couro, na borda esternal esquerda, durante a sístole e a diástole. O ritmo cardíaco estava regular. Foram constatados tumefação e calor nas articulações interfalangianas proximais de ambas as mãos. Os exames laboratoriais evidenciaram pancitopenia, protinúria e hematúria. O eletrocardiograma mostrou supradesnivelamento de ST. A paciente foi diagnosticada com pericardite aguda.

A respeito desse caso clínico, julgue o item que se segue.


Dor aguda, pela taxonomia da NANDA-I, é um diagnóstico de enfermagem presente, e os fatores relacionados são o autorrelato da intensidade e a posição de alívio da dor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Dor aguda Aprovado em 1996 • Revisado em 2013 • Nível de evidência 2.1 Definição Experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tissular real ou potencial, ou descrita em termos de tal lesão (International Association for the Study of Pain); início súbito ou lento, de intensidade leve a intensa, com término antecipado ou previsível e com duração menor que 3 meses.

    Características definidoras Alteração no apetite Alteração no parâmetro fisiológico Autorrelato da intensidade usando escala padronizada da dor Autorrelato das características da dor usando instrumento padronizado de dor Comportamento de distração Comportamento expressivo Comportamento protetor Desesperança Diaforese Espasmo muscular que minimiza o movimento da área afetada Evidência de dor usando uma lista padronizada de comportamento de dor para quem não consegue se comunicar verbalmente Expressão facial de dor Foco em si próprio Foco estreitado Posição para aliviar a dor Pupilas dilatadas Representante relata comportamento de dor/alterações nas atividades

    Fatores relacionados Agente biológico lesivo Agente físico lesivo Agente químico lesivo

  • o que a questão apresenta são características definidoras e não fatores relacionados