SóProvas


ID
3096520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de quimioterápicos antineoplásicos, os efeitos tóxicos variam desde um desconforto passageiro na área de aplicação da droga até quadros de necrose tissular severa, com comprometimento irreversível de nervos e tendões. Acerca do extravasamento de antineoplásicos, julgue o item seguinte.


As recomendações para a utilização de antídotos em casos de extravasamento são empíricas, geralmente baseadas em experimentos em modelos animais, em número reduzido de casos clínicos citados na literatura ou em recomendações dos fabricantes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em oncologia, especialmente extravasamento de antineoplásicos.

    As recomendações para a utilização de antídotos em casos de extravasamento são empíricas. Os antídotos subcutâneos, endovenosos e tópicos deverão ser os estabelecidos em protocolos médicos da instituição, e sempre deve-se notificar imediatamente o médico para estabelecer conduta medicamentosa. A aplicação do antídoto específico (subcutâneo, endovenoso ou tópico), conforme protocolo da instituição ou prescrição médica, deve ocorrer em até 1 hora. Geralmente essas indicações são baseadas em experimentos em modelos animais, em número reduzido de casos clínicos citados na literatura ou em recomendações dos fabricantes, por esse motivo não há um protocolo geral.

    Gabarito do Professor: Certo.
  • Após o extravasamento de quimioterápicos com o objetivo de prevenir danos ou minimizar agravos, os mais importantes são parar a infusão no momento que for constatado o extravasamento, conectar uma seringa e aspirar a medicação residual, remover a agulha e elevar o membro acima do nível do coração, realizar compressas frias ou quentes, dependendo da medicação extravasada, durante 15 min nas primeiras 48hs, não realizar pressão manual direta sobre a área afetada, fotografar para comparar a evolução.