SóProvas


ID
3096589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As hepatites virais constituem importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Seus agentes etiológicos, os vírus hepatotrópicos (vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E), infectam primordialmente as células hepáticas (hepatócitos), mas diferem quanto às formas de transmissão e quanto às consequências clínicas decorrentes da infecção. Acerca das hepatites virais, julgue o item subsecutivo.


A infecção do feto pelo vírus da hepatite B por transmissão vertical de mães infectadas depende do estado imune dessas mães e da carga viral, fatores que podem permitir ao vírus atravessar a barreira placentária.

Alternativas
Comentários
  • HBV O vírus da hepatite B pode ser transmitido por via parenteral, por contato de sangue e por órgãos transplantados que não passaram por triagem, por outros fluidos corporais contaminados que entrem em contato com a pele ou com mucosas e por via sexual. A partícula viral pode se manter infecciosa por até uma semana, por isso materiais perfurocortantes não esterilizados também são vias potenciais de infecção. O HBV não é capaz de atravessar a pele ou mucosas íntegras, portanto é preciso haver a presença de ferimentos ou microferimentos para que ele seja capaz de infectar um indivíduo9 . A infecção do feto pela mãe infectada pelo HBV (transmissão vertical) é dependente do estado imune e da carga viral da mãe, fatores que podem permitir ao vírus atravessar a barreira placentária. Situações que levam à mistura do sangue da mãe com o do feto também possibilitam a infecção. A maioria das infecções verticais ocorre durante o parto e a transmissão é maior no parto normal do que no parto por cesariana

  • CERTO:

     A infecção do feto pela mãe infectada pelo HBV (transmissão vertical) é dependente do estado imune e da carga viral da mãe, fatores que podem permitir ao vírus atravessar a barreira placentária. Situações que levam à mistura do sangue da mãe com o do feto também possibilitam a infecção.