O erro está em dizer quem o IP envia os pacotes para as camadas inferiores: Internet e interface com a rede. O IP está situado na própria camada de internet, logo é errado dizer que ele envia para essa camada e que esta camada é inferior a camada que o IP se encontra. Apesar que, de fato, ele envia para a camada de interface com a rede, essa sim está abaixo
Informática para Concursos - 5ª Edição
Protocolo IP
O protocolo IP (Internet Protocol – Protocolo de Inter-Redes) é o mais importante da pilha TCP/IP, tanto que, junto com o TCP, dá nome a ela. As duas funções do protocolo IP são endereçar as estações de origem e destino (ou seja, dar a cada um deles um endereço) e rotear as mensagens entre elas (rotear é “definir a rota”).
Como é um protocolo da camada 3 (inter-redes), o IP é responsável por manipular pequenas unidades de informação chamadas pacotes. Tais pacotes também podem ser chamados de datagramas IP, ou simplesmente datagramas.
Um pacote IP é tipicamente formado por um conjunto de bits com tamanho máximo especificado. Nesse pacote estão duas áreas distintas (aliás, como em qualquer unidade de transporte de dados, seja um segmento ou um quadro): a área de cabeçalho e a área de dados do pacote (também chamada de payload).
Na área de dados está encapsulado (“dentro de um envelope”) um segmento vindo da camada superior (camada de transporte) – já vimos isso na explicação das camadas, não foi?
No cabeçalho do pacote IP (aquela parte do pacote que contém as informações de controle daquela camada) estão informações como: endereço IP de origem, endereço IP do destino, tempo de vida (TTL – time-to-live) do pacote, protocolo superior, entre outras. Dá uma olhada num pacote “desenhado ludicamente” e sua “verdadeira forma